MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Birmanesa recebe mais alta homenagem do Congresso

SÃO PAULO, SP, 19 de setembro (Folhapress) - A Nobel da Paz Aung San Suu Kyi recebeu hoje a mais alta homenagem do Congresso americano, a Medalha Congressional de Ouro, por sua luta em prol da democracia em Mianmar (ex-Birmânia). O país está sob contro

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.09.2012, 20:55:00 Editado em 27.04.2020, 20:40:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 19 de setembro (Folhapress) - A Nobel da Paz Aung San Suu Kyi recebeu hoje a mais alta homenagem do Congresso americano, a Medalha Congressional de Ouro, por sua luta em prol da democracia em Mianmar (ex-Birmânia). O país está sob controle de uma junta militar desde 1962.

"Este é um dos dias mais emocionantes da minha vida", disse Suu Kyi após receber a medalha das mãos do presidente da Câmara dos Representantes, o republicano John Boehner. "Entre todos esses rostos estão alguns que vi quando estava em prisão domiciliar e alguns que vi depois, quando fui libertada."

Hillary Clinton, a secretária de Estado americana, que estava presente à cerimônia de premiação, comparou Suu Kyi ao líder sul-africano Mandela. "Os dois compreenderam que quando terminou sua clausura, isso não significava o fim de sua luta, mas o começo de uma nova fase."

Como Mandela, que passou 27 anos preso por suas atividades no Congresso Nacional Africano e depois se tornou o primeiro chefe de Estado democraticamente eleito da África do Sul, Suu Kyi se recusou a tomar o "caminho fácil" de permanecer como "ícone", mas escolheu a política ativa, explicou Hillary. Suu Kyi passou mais de 15 anos em prisão domiciliar.

Suu Kyi recebeu a medalha em 2008, por meio de uma lei assinada pelo então presidente George W. Bush (2001-2009), mas só agora pode viajar para a cerimônia.

Mais tarde, a birmanesa se encontrou com o presidente Barack Obama, também detentor de um Nobel da Paz. Ela foi recebida no Salão Oval, normalmente reservado para chefes de governo e Estado, mas ficou proibida a entrada de câmeras de televisão e de repórteres de jornais impressos, aparentemente em uma tentativa de evitar críticas da junta militar.

Obama recebeu o Novel em 2009, ainda no início de seu mandato como presidente, portanto sem nenhuma conquista concreta na política externa.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Birmanesa recebe mais alta homenagem do Congresso"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!