MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Papiro citando "mulher de Jesus" deve ajudar teólogos

Um antigo papiro copta cujo escriba fala de Jesus referindo-se à "minha mulher" é a primeira declaração clara registrada da afirmação de que ele era casado, disse nesta quarta-feira a pesquisadora de Harvard que divulgou o trecho do texto de 1,7 mil an

Da Redação

·
Papiro citando "mulher de Jesus" deve ajudar teólogos
Icone Camera Foto por deabastos28.blogspot.com
Papiro citando "mulher de Jesus" deve ajudar teólogos
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.09.2012, 15:13:00 Editado em 27.04.2020, 20:40:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um antigo papiro copta cujo escriba fala de Jesus referindo-se à "minha mulher" é a primeira declaração clara registrada da afirmação de que ele era casado, disse nesta quarta-feira a pesquisadora de Harvard que divulgou o trecho do texto de 1,7 mil anos.

No entanto, a professora Karen King, da Divinity School, de Harvard, disse que a descoberta histórica do fragmento ainda não apresentava uma resposta histórica definitiva à questão sobre se Jesus teve ou não uma esposa.
"Essa não é uma bala de prata com respeito a essa questão", disse Karen à Reuters em uma entrevista em Roma, onde ela apresentou seus achados.

O fragmento, que mede 8 centímetros por 4 centímetros, inclui palavras em copta antigo nas quais um escriba assinalou: "Jesus disse a eles: minha mulher..." Em outra parte do fragmento, consta a frase "ela poderá ser minha discípula".

"Acho que o próprio fragmento está discutindo questões sobre discipulado e família. Mas certamente é de grande interesse o fato de que essa seja a primeira declaração inequívoca que temos de que Jesus teve uma mulher", afirmou ela.

Karen apresentou seus achados em um congresso sobre estudos coptas em uma universidade dirigida pelo Vaticano, situada do outro lado da Praça São Pedro, depois de eles serem anunciados por Harvard na terça-feira.

Acredita-se que o trecho, que foi dado a Karen por uma pessoa para que ela o estudasse, tenha sido escrito no século 4 em um dialeto da língua copta usado no norte do Egito.

"Quero deixar muito claro que esse trecho não nos dá evidência de que Jesus fosse ou não casado", afirmou ela em uma entrevista durante um intervalo do congresso.

Karen, porém, disse esperar que ele ajude os cristãos e os teólogos a lidar com questões complexas sobre sexualidade e o papel das mulheres, debatidas no começo da Igreja e ainda em discussão atualmente.

A tradição cristã sustenta há muito tempo que Jesus não foi casado e a Igreja Católica, de longe a maior da cristandade, afirma que as mulheres não podem ser padres porque Cristo escolheu apenas homens como discípulos.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Papiro citando "mulher de Jesus" deve ajudar teólogos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!