Geral

Atingida por pequenos tornados, Manaus registra estragos e apagões

Da Redação ·





Por Kátia Brasil

MANAUS, AM, 19 de setembro (Folhapress) - O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) informou hoje que Manaus está enfrentando um fenômeno chamado de "tornadinho", que vem acompanhado de fortes rajadas de ventos, chuva de granizo e relâmpagos.

Desde sábado foram registrados dois pequenos tornados, que podem se repetir até o mês de novembro, diz a meteorologista Lúcia Gularte, chefe do 1º distrito do Inmet.

Segunda ela, o fenômeno tecnicamente chamado de distúrbios ondulatórios ocorre por uma combinação de fatores: desmatamentos, chuvas abaixo da média, poluição provocada por queimadas, temperaturas elevadas e ventos úmidos.

O Inmet disse que o segundo "tornadinho" foi registrado ontem, por volta das 21h30. A cidade, que tem mais de 1,8 milhão de habitantes, sofreu um apagão de mais de quatro horas. Os municípios de Presidente Figueiredo e Manacapuru também sofreram blecaute.

A empresa Eletrobras Amazonas ainda não informou o motivo da falta de energia e o número de bairros que continuam sem luz.

Em nota, a Prefeitura de Manaus afirmou que, durante a tempestade, o bairro mais afetado foi o do Coroado, na zona leste da cidade, com destelhamento de casas e um desabamento parcial. De acordo com informações do Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia), os ventos chegaram a 48 km/h por volta das 23h.

O primeiro "tornadinho" aconteceu na noite do último sábado, afirma o Inmet. O serviço de meteorologia do Sipam registrou ventos de 87 km/h na capital. Houve destelhamento de casas, tombamento de árvores e derrubada de 11 postes de alta tensão. O apagão na rede de energia foi de 12 horas.

A previsão do Inmet para hoje é de mais pancadas de chuvas com possíveis temporais. A temperatura máxima registrada para Manaus é de 36º e a mínima é de 26º. A umidade relativa do ar deve ficar em 51%.
 

continua após publicidade