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Estado lança edital para projeto do trem regional de Jundiaí

Por Dimmi Amora BRASÍLIA, DF, 5 de setembro (Folhapress) - O secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, anunciou que o governo lançará na segunda-feira o edital do projeto executivo para a construção do trem regional de

Da Redação

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Publicado em 05.09.2012, 15:13:00 Editado em 27.04.2020, 20:40:50
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Por Dimmi Amora

BRASÍLIA, DF, 5 de setembro (Folhapress) - O secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, anunciou que o governo lançará na segunda-feira o edital do projeto executivo para a construção do trem regional de Jundiaí (a 58 km de São Paulo). O custo do projeto é estimado em R$ 160 milhões.

De acordo com o secretário, que participava do evento V Brasil nos Trilhos, em Brasília, a linha deverá ter 47 km de extensão, com 20 km de túneis na cidade de São Paulo.

Jurandir informou que o trem sairá da estação Água Branca, em São Paulo. A área foi a escolhida para receber todos os projetos de trem regional de São Paulo (há projetos para Sorocaba e Santos que vão ser licitados). Além desses trens, a Água Branca também receberá a estação da linha 6-laranja do metrô.

"Estamos também oferecendo essa estação como opção para o trem de alta velocidade", informou Jurandir.

Segundo ele, o governo federal determinou no projeto do trem-bala que a estação na capital paulista seja no Campo de Marte. Mas, de acordo com o secretário, não é certo que a estação do trem de alta velocidade fique ali porque há críticas da prefeitura e da Aeronáutica à localização e por isso está sendo oferecida a estação Água Branca como opção.

Segundo Jurandir, o trem regional de Jundiaí está sendo feito com o apoio do governo federal. Ele informou que não há disputa entre os governos e que estão em estudos a ampliação do trem regional de Jundiaí até Campinas em conjunto com a construção do trem-Bala.

Jurandir também anunciou que a linha 6-laranja do metrô, que ligará Brasilândia a São Joaquim, com 13,6 km, terá o edital para a PPP (Parceria Público-Privada) lançado ainda este mês. Segundo ele, a previsão é que essa linha custe entre R$ 7,5 bilhões e R$ 8 bilhões. A expectativa é que atenda 600 mil passageiros ao dia.

"Será uma PPP integral. O vencedor fará toda a obra, comprará equipamentos e vai operar a linha por 30 anos", disse Fernandes, afirmando que a expectativa é que o Estado banque no mínimo 50% do valor do projeto como contrapartida.

Desconto na tarifa

O secretário também falou que o governo estuda conceder desconto nas tarifas fora do horário de pico para a linha 9-esmeralda da CPTM. Segundo ele, esta ideia seria para diminuir o fluxo no horário de pico tanto da linha 9 como da linha 4-amarela do metrô, principalmente na estação Pinheiros.

Segundo ele, nessas duas linhas, há uma forte concentração de passageiros nos horários de maior movimento. "Esse ainda é um estudo bastante embrionário", ressaltou Fernandes.

O secretário também revelou que os financiamentos para três linhas - 15, 18 e 13 - com o BNDES e com um Fundo de Financiamento Francês, estão praticamente acertados e poderão equacionar os investimentos já anunciados nesses três corredores. A expectativa é receber créditos de R$ 2,5 bilhões para essas obras.

Também serão anunciados na próxima semana a compra de mais 520 carros de passageiros para a CPTM.

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