Geral

Condenada revista que publicou fotos de namorada de Hollande de maiô

Da Redação ·





SÃO PAULO, SP, 4 de setembro (Folhapress) - Valérie Trierweiler, namorada do presidente da França, François Hollande, ganhou um processo contra a revista "VSD" por ter publicado fotos suas vestida de maiô durante as férias, informou hoje a imprensa local.

A Justiça francesa considerou o direito à preservação da imagem e da vida privada do casal presidencial, apesar de o advogado da revista ter alegado que a divulgação deste tipo de foto é uma "tradição".

A revista terá que pagar inicialmente 2.000 euros dos 30 mil pedidos por Valérie. A quantidade final será determinada posteriormente.

O jornal "Le Point" afirmou que Valérie irá destinar a quantia para a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), cujo principal objetivo é a defesa da liberdade de imprensa no mundo. A namorada de Hollande é jornalista.

A Justiça considerou que há diferença entre publicar fotos em roupas normais durante as férias do casal e em trajes de banho, o que neste caso feriu o direito à vida privada.

A juíza considerou que a imagem não constitui "uma ilustração pertinente da normalidade reivindicada pelo casal presidencial", mas justifica a moderada quantia da multa alegando que Valérie não podia ignorar os riscos de ser fotografada.

Diante da polêmica sobre o caso, a "VSD" publicou nesta semana uma reportagem mostrando que as primeiras-damas anteriores foram registradas em situações parecidas.
 

continua após publicidade