MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Tribunal confirma vitória de Enrique Peña Nieto

SÃO PAULO, SP, 31 de agosto (Folhapress) - O Tribunal Eleitoral mexicano validou hoje, por unanimidade, as eleições presidenciais de 1º de julho e a vitória de Enrique Peña Nieto, do Partido Revolucionário Institucional (PRI). A vitória de Peña Nieto f

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.08.2012, 16:54:00 Editado em 27.04.2020, 20:41:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 31 de agosto (Folhapress) - O Tribunal Eleitoral mexicano validou hoje, por unanimidade, as eleições presidenciais de 1º de julho e a vitória de Enrique Peña Nieto, do Partido Revolucionário Institucional (PRI).

A vitória de Peña Nieto foi fundamentada em 19.158.592 votos, 38,2% de todos os emitidos, na frente dos 15.848.827 (31,6%) do esquerdista Andrés Manuel López Obrador.

Está previsto que ainda hoje Peña Nieto receba a comunicação legal expedida pelo Tribunal Eleitoral do Poder Judiciário da Federação (TEPJF), que o declara "presidente eleito".

A esquerda havia denunciado que as eleições foram marcadas pela iniquidade, a compra de votos, o desrespeito ao teto das despesas de campanha, a parcialidade da imprensa e a manipulação das pesquisas em favor de Peña Nieto.

No entanto, o Tribunal Eleitoral do México rejeitou por unanimidade, ontem, o pedido da coalizão de esquerda Movimento Progressista para anular as eleições presidenciais.

Obrador

O líder da esquerda mexicana, López Obrador, anunciou hoje que não aceita o resultado do Tribunal Eleitoral e convocou a população a praticar a desobediência civil "pela via pacífica".

Em mensagem à imprensa, o candidato presidencial do Movimento Progressista assegurou que não reconhecerá "o poder ilegítimo surgido da compra de votos e de outras violações graves à Constituição".

"As eleições não foram limpas, livres e autênticas", afirmou Obrador, que convocou uma manifestação para 9 de setembro na Cidade do México para definir os passos a seguir em sua defesa dos "direitos individuais e sociais dos cidadãos".

Obrador disse que aceitar a decisão do Tribunal Eleitoral seria "trair milhões de mexicanos que lutam contra a simulação, a farsa, e estão a favor de uma mudança verdadeira".

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Tribunal confirma vitória de Enrique Peña Nieto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!