Geral

Grupo folclórico do Paraná se prepara para apresentações na Europa

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Grupo folclórico do Paraná se prepara para apresentações na Europa
fonte:
Grupo folclórico do Paraná se prepara para apresentações na Europa

Vinte e dois dançarinos de dança folclórica de Cascavel, no oeste do Paraná, embarcam no próximo dia cinco de agosto para a Europa onde vão participar de dois festivais. Com o espetáculo “Pelos Trilhos do Brasil”, o grupo vai contar a história de um maquinista que viaja de trem pelas cinco regiões do país.

“A maioria desse pessoal nasceu dentro dos galpões de CTG (Centro de Tradições Gaúchas). Então, quando se faz uma coisa bem feita, alguém pode sempre estar olhando”, contou o vice-coordenador do grupo, Élio Churun. O convite para a participação nos festivais na França e na Suíça chegou através da Federação Brasileira de Artes Populares (Febrarp), após observar os dançarinos se apresentando.

O Elenco Tradicionalista e Folclórico Aldebarã é o único convidado brasileiro do festival. “Nós não imaginávamos nunca receber um convite desses. Foi uma motivação total. É um sonho estar mostrando em outras regiões o que eles sabem da dança”, disse Chrun.

A Febrarp vai custear a hospedagem, alimentação e transporte do grupo. Já a passagem aérea será bancada por cada um dos dançarinos.

“A gente adora dançar e a nossa amizade veio também por causa da dança. A gente vai viajar com um grupo de amigos que a gente mais gosta e ainda fora do país”, comemorou Tatiane Moura, que dança há 15 anos.

Preparação
Para montar as coreografias, todos os dançarinos estudaram quais eram as músicas tradicionais de cada região brasileira e cada um ficou responsável por montar uma. “A gente aprendeu tudo via internet. E aí conseguimos montar as danças”, explicou a dançarina Ellen Caroline Chrun.

continua após publicidade