MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Maringá lança empreendimento industrial histórico

  O prefeito licenciado Silvio Barros apresentou, nesta quarta-feira (18), para empresários e autoridades dos governos federal, estadual e municipal  o novo espaço de desenvolvimento econômico, a Cidade Industrial de Maringá que abrigará além de empr

Da Redação

·
Maringá lança empreendimento industrial histórico
Icone Camera Foto por
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.07.2012, 20:21:00 Editado em 27.04.2020, 20:42:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade
O prefeito licenciado Silvio Barros apresentou, nesta quarta-feira (18), para empresários e autoridades dos governos federal, estadual e municipal o novo espaço de desenvolvimento econômico, a Cidade Industrial de Maringá que abrigará além de empresas de Maringá e região também o Tecnoparque.
Silvio frisou que este é o maior empreendimento industrial da história de Maringá, implantado numa área de 87 alqueires, que ainda pode aumentar depedendo de futuras desapropriações. “Conseguimos um local estratégio para criar a Cidade Industrial de Maringá e o Tecnoparque, na estrada Pinguim onde passará o Contorno Sul e próximo ao aeroporto. A Prefeitura já comprou e pagou os terrenos, e agora abrirá o processo de licitação para a infraestrutura do local. Os lotes já podem ser adquiridos pelos empresários”.
As prioridades de instalação na Cidade Industrial de Maringá e no Tecnoparque são para empresas que já tem cadastros na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Maringá, atualmente cerca de 400, e que sejam de Maringá. Os empresários serão chamados por ordem cronológica de inscrição e terão os benefícios concedidos pelo Programa de Desenvolvimento de Maringá – Prodem. “São incentivos fiscais que variam conforme o plano de atuação da empresa, como por exemplo o número de empregos que serão gerados. Vamos chamar todos os empresários do nosso cadastro e consultar o interesse de se instalarem no novo parque”, explica o secretário da pasta, Cláudio Batistela.
Outro benefício ao empresariado será a linha de crédito especial adotada pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil para a aquisição do terreno, atendendo um pedido da Prefeitura. O Instituto Ambiental do Paraná – IAP e a Secretaria de Meio Ambiente também facilitarão a licença ambiental para empresas que já atuam em Maringá, conforme a possibilidade. “São facilidades que oferecem aos empresários a oportunidade de construirem imediatamente”, agradeceu Silvio Barros.
Tecnoparque
Durante a apresentação do novo empreendimento industrial, os representantes do Senai, Lactec e Tecpar assinaram o protocolo de intenções para uso da área do Tecnoparque, que será destinado para instalação de empresas de base tecnológica.
O diretor superintendente do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – Lactec, Omar Sabbag Filho, acredita que o projeto certamente impactará o desenvolvimento da cidade. “Teremos mais um centro de pesquisa tecnológica, na busca de soluções tecnológicas que possam contribuir e promover o desenvolvimento econômico, científico e social, preservando e conservando o meio ambiente. Aqui em Maringá vamos realizar projetos de pesquisa aplicada, desenvolvimento experimental e engenharia do produto, além do desenvolvimento de protótipos, processos e sistemas de base tecnológica”.
O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Carlos Walter assinou o protocolo de intenção para a instalação do Senai no Tecnoparque. “Toda a estrutura do Sistema Fiep estará montada na Cidade Industrial de Maringá, investindo principalmente no setor metalmecânico, apostando em ações sinérgicas que propiciem o desenvolvimento local”.
O presidente do Tecpar, Júlio Félix, enalteceu o momento importante para o desenvolvimento de Maringá e região. “O Tecpar é uma empresa pública criada em 1940 e vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, atuando em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. Em Maringá as empresas que se instalarem no Tecnoparque vão direcionar nossas atividades, assim vamos oferecer as soluções tecnológicas que as empresas necessitarem”.
O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, ressaltou o importante momento vivido por Maringá. “O novo parque industrial de Maringá era uma demanda antiga e agora tornou-se realidade. O projeto foi muito bem planejado, com estrutura logística e competitiva, e vai atender no mínimo 50% dos empresários cadastrados pela Prefeitura. Maringá está de parabéns por essa grande inovação, que favorecerá o crescimentoe econômico da cidade e da região”, disse Ricardo agradecendo a presença dos secretários de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Santos Leal Neto; do Meio Ambiente, Jonel Yurk, e do secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Pedro Guimarães.
Equipamentos Públicos
O prefeito licenciado Silvio Barros explicou que o projeto também pensou nas pessoas que trabalharão na empresas da Cidade Industrial e Tecnoparque, reservando espaços para a instalação de equipamentos públicos como creche, escola e posto de saúde. “O prolongamento da avenida Carlos Borges passará dentro do parque industrial onde reservamos um eixo para habitação, comércio e serviços, inclusive com restaurantes e refeitórios. Assim atendemos o grupo de trabalhadores que prestarão serviços no novo empreendimento, que poderão residir e ter todas as condições dentro da Cidade Industrial de Maringá”, finalizou Silvio.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Maringá lança empreendimento industrial histórico"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!