Geral

Tempestade deixa 13 mortos e 3,4 milhões sem energia nos EUA

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Tempestade deixa 13 mortos e 3,4 milhões sem energia nos EUA
fonte:
Tempestade deixa 13 mortos e 3,4 milhões sem energia nos EUA
continua após publicidade
Uma violenta tempestade que afetou a costa leste dos Estados Unidos matou pelo menos 13 pessoas e deixou 3,4 milhões de moradores sem energia elétrica. As tempestades ocorreram em Washington, Maryland, Pensilvânia, Virgínia e Virgínia Ocidental.
 
Uma mulher morreu na queda de uma árvore sobre sua casa ao norte de Virginia. O governador de West Virginia, Earl Ray Tomblin, declarou estado de emergência depois que mais de 500 mil clientes em 27 condados ficaram sem energia elétrica.
 
A Pepco, empresa que fornece energia elétrica, informou que 226.012 moradores foram afetados no condado de Montgomery, 133.160 no condado de Prince George, ambos em Maryland, e 66.684 em Washington. Mais de 800 mil pessoas estavam sem energia elétrica na Virginia, segundo a empresa Dominion Virginia Power. Em Maryland, a falta de energia afetava 430.000 residências.
 
Estados de emergência foram declarados em Ohio, Virgínia e Virgínia Oeste por causa de tempestades durante a noite, que tinham ventos com força de furacão, arrastando árvores e cabos elétricos em uma extensão de mais de 500 milhas (mais de 800 quilômetros). Pelo menos oito pessoas foram mortas.
 
Analistas de previsão do tempo prevêem tempestades mais severas aliadas à onda de calor neste sábado.
A restauração de energia em algumas áreas pode se alongar até a próxima semana e empresas de energia em Ohio e Virgínia descreveram os danos como "catastróficos".
 
"Vai demorar um pouco até que as pessoas tenham energia, e, com o calor, isso aumenta as preocupações", disse Bob Spieldenner, porta-voz do departamento de gerenciamento de emergências da Virgínia. Seis pessoas foram mortas no Estado por conta de incidentes relacionados à tempestade, disse Spieldenner.