Geral

Maringá comemora os 104 anos da imigração japonesa

Da Redação ·
O prefeito Roberto Pupin lembrou dos laços da cidade com a comunidade japonesa, estreitados com a visita do atual imperador, Akihito, e do príncipe herdeiro, Naruhito
fonte: Assessoria de imprensa da prefeitura de Maringá
O prefeito Roberto Pupin lembrou dos laços da cidade com a comunidade japonesa, estreitados com a visita do atual imperador, Akihito, e do príncipe herdeiro, Naruhito

O prefeito interino de Maringá, Roberto Pupin, participou na noite de quinta-feira (21), da abertura das comemorações dos 104 anos de Imigração Japonesa no Brasil, durante jantar realizado pela Oscip Parque do Japão.

Pupin destacou a forte ligação de Maringá com a colônia japonesa, e lembrou das visitas do hoje imperador Akihito, e do príncipe herdeiro, Naruhito. "Visitas que reforçaram nossa amizade e marcaram a comunidade, como o gesto da princesa Michico que parou a comitiva para reverenciar um ipê florido", lembrou.O

O prefeito citou também as marcas da colônia em Maringá, como a Acema, o Wajunkai, o jardim japonês no Parque do Ingá, a igreja e o santuário de São Francisco Xavier, e o Festival Nipo. "Um roteiro com a arte, a cultura, o costume e as tradições de um povo irmão, que muito contribuiu com a construção de nossa cidade e desse povo".

O Cônsul Geral do Japão no Paraná, Noboru Yamaguchi, agradeceu o convite para a festa dos 104 anos de imigração, e destacou a comunidade nipônica de Maringá. "Aqui a comunidade é unidade, um orgulho para todos", afirmou. O Cônsul agradeceu o prefeito Roberto Pupin e o prefeito licenciado Silvio Barros, pelas parcerias em vários projetos e a construção do Parque do Japão.S

egundo o Cônsul, visitar Maringá é sempre encontrar uma boa surpresa. "Aqui essa união entre as pessoas faz as coisas acontecerem", disse, lembrando que o Brasil está chamando a atenção no exterior, inclusive no Japão, e lá fora muitas pessoas sabem que Maringá é uma cidade de oportunidades.

O presidente da Oscip Parque do Japão, Massayoshi Siraichi, falou da realização de um sonho com o apoio de toda a comunidade na construção do parque. "Para Maringá e todos os japoneses e descendentes é um privilégio morar e ajudar construir essa cidade", disse. Siraichi também agradeceu o Cônsul pelos veículos e equipamentos doados pelo Governo Japonês, e todos os parceiros que contribuem com o Parque do Japão.

Motivos
O presidente da Câmara de vereadores, Mário Hossokawa, lembrou que historicamente as comemorações da imigração sempre foram realizadas a cada 10 anos. "Agora aqui em Maringá estamos comemorando todos os anos, porque aqui temos motivos para comemorar", afirmou.


Para Hossokawa, as comemorações estão no gesto de reconhecer o valor do povo japonês que está no Brasil, e agradecer os brasileiros que reconhecem o valor da comunidade. "O Parque do Japão, a irmandade com Kakogawa e muitos outros projetos mostram isso", lembrou, citando a surpresa das autoridades japonesas as verem as fotos do parque há algumas semanas.


O presidente da Acema, Afonso Shiozaki, lembrou que o Brasil é um dos países que mais recebeu imigrantes de outros países, por isso deve ser valorizado pelo povo japonês que sabe reverenciar. "Agradecemos todos que colaboram com essa convivência através do prefeito Roberto Pupin e do prefeito licenciado Silvio Barros, por concretizar essa amizade através do Parque do Japão, e a todos que contribuem de alguma forma na realização desse sonho".
Durante o jantar, com renda revertida para a Oscip Parque do Japão, grupos de dança, canto e taiko da Acema se apresentaram. Patrocinadores do evento também promoveram desfile de moda.


Comemorações
Nesta sexta-feira, dentro das comemorações aos 104 anos da Imigração Japonesa, o Parque do Japão recebeu equipamentos agrícolas, doados através do Programa de Assistência a Projetos Comunitários (APC) do Governo Japonês. Ainda nesta sexta, será ministrada uma palestra e oficina de origami com Adriana Suzuki, a partir das 14 horas, no Parque do Japão.


Outra ação nesta sexta será uma palestra com Hideaki Iijima, com o tema: Preservação do Meio Ambiente, às 19h30, na Acim. Iijima é líder da Ong Zeladoria do Planeta em São Paulo.

continua após publicidade