Geral

Livro lançado em Londrina mostra Rota do Café para o público infantil

Da Redação ·
 Livro lançado em Londrina mostra Rota do Café para o público infantil
fonte: Arquivo
Livro lançado em Londrina mostra Rota do Café para o público infantil
continua após publicidade
Uma história que combina ficção e realidade. Assim pode ser definido o livro “As aventuras do Gato Caixeiro na Rota do Café”. No enredo, os gatinhos Nino e Conxita são convidados pelo tio Gatão para participarem de uma viagem inesquecível pela Rota do Café. O trio passeia pela Colônia Coroados, visita a Vinícola Muller, conhece a Fazenda Monte Belo e a Pousada Marabu e dialoga com personagens reais, os empreendedores da Rota do Café.
 
Segundo um dos autores da obra, o professor Leandro Henrique Magalhães, a ideia é mostrar para o público infantil o que o café representa para a região norte do Paraná. “Além da importância econômica, o grão faz parte da nossa identidade”, diz. Outro objetivo do livro, que será distribuído pela Prefeitura de Londrina nas escolas municipais, é incentivar as crianças a viajarem para a Rota do Café e conhecerem ‘ao vivoÂ’ os personagens da história infantil.
 
O livro também retrata a colonização do norte do Paraná e conta como a cultura cafeeira teve início na região. As páginas ilustradas inserem as crianças no universo do café e apresentam para elas termos como “tulhas” (construção para guardar o café) e “vagoneta” (vagão de trem que serve para transportar o café para a tulha), usados pelos cafeicultores.  A última parada do grupo é na cidade de Ibiporã, onde é encenado o espetáculo “Coração de Café”.
 
“As aventuras do Gato Caixeiro na Rota do Café” foi lançado na última semana, como parte da programação da Semana Nacional do Café, no Museu Histórico de Londrina. O evento, promovido pelo Sebrae/PR em parceria com o Museu Histórico de Londrina, segue até esta quarta-feira, dia 30, com diversas atrações culturais, gastronômicas e turísticas. A iniciativa festeja o Dia Nacional do Café, comemorado em 24 de maio.
 
A Semana Nacional do Café é mais uma ação desenvolvida pelo Sebrae/PR com a intenção de recuperar a memória de Londrina, cidade que foi construída graças à cultura cafeeira. “O evento promove um resgate histórico e incentiva a comunidade londrinense e os turistas a conhecerem a Rota do Café”, afirma Sérgio Garcia Ozorio, consultor do Sebrae/PR.
 
O evento contempla exposição fotográfica, oficinas de preparação de café, workshop de artesanato, degustação comentada, jantar temático e viagens para a Rota do Café, entre outros. Para conferir a programação completa acesse o blog: http://rotadocafeparana.blogspot.com.br.
 
Rota do Café
 
A Rota do Café contempla mais de 42 empreendimentos em 15 municípios e proporciona uma viagem incrível com visitas a fazendas históricas e produtivas, espaços de lazer e cultura, santuários ecológicos, pousadas e restaurantes que revelam a história, o sabor e o aroma do café brasileiro.  
 
No ano passado, recebeu do Ministério do Turismo, durante o 6° Salão de Turismo, o troféu “Melhor Roteiro Turístico do Brasil.