MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Polícia apreende 380 bananas de dinamite e desarticula quadrilha de assalto a bancos

  A Agência de Inteligência da Polícia Civil do Paraná apreendeu 380 bananas de dinamite e prendeu três pessoas, nesta sexta-feira (25). Resultado de uma investigação que durou seis meses, a operação desarticulou a maior quadrilha de assaltos a banco

Da Redação

·
 Polícia apreende 380 bananas de dinamite e desarticula quadrilha de assalto a bancos
Icone Camera Foto por AEN
Polícia apreende 380 bananas de dinamite e desarticula quadrilha de assalto a bancos
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.05.2012, 21:54:00 Editado em 27.04.2020, 20:42:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade
A Agência de Inteligência da Polícia Civil do Paraná apreendeu 380 bananas de dinamite e prendeu três pessoas, nesta sexta-feira (25). Resultado de uma investigação que durou seis meses, a operação desarticulou a maior quadrilha de assaltos a bancos e caixas eletrônicos com uso de explosivos no Paraná e Santa Catarina.
O trabalho teve a colaboração de setores de inteligência da polícia de Santa Catarina. Estão presas dez pessoas que faziam parte do grupo (sete delas detidas anteriormente), que até o momento confessou pelo menos sete assaltos no Paraná além de três em Santa Catarina. Os nomes dos presos não foram revelados, para não comprometer outras investigações.
Os dois homens e uma mulher presos nesta sexta-feira em Curitiba mantinham vidas paralelas como trabalhadores e estudantes e não se envolviam diretamente nas ações. Eles eram responsáveis por trocar de lugar, esconder e cuidar dos explosivos, para evitar que fossem descobertos pela polícia quando outros integrantes fossem presos. Os três serão indiciados por formação de quadrilha e posse de material explosivo e responderão pela coautoria de outros crimes.
Os três presos indicaram o local onde o material apreendido estava enterrado, em uma mata na divisa entre São José dos Pinhais e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. São 115 quilos de explosivos que podem ter sido roubados de uma pedreira na região de Almirante Tamandaré, no ano passado. O material passará por perícia e será encaminhado ao Exército brasileiro, para ser destruído.
PRISÕES – As investigações dos órgãos de inteligência do Paraná começaram em dezembro de 2011 e a primeira prisão ocorreu em Navegantes (SC), em 13 de janeiro de 2012, quando o bando foi surpreendido ao tentar arrombar um caixa eletrônico. Houve troca de tiros com policiais militares catarinenses e um homem foi preso.
A segunda parte das prisões ocorreu em fevereiro, quando o grupo planejava uma ação em Campo Mourão, no Noroeste do Paraná. Houve nova troca de tiros, que levou à morte de um assaltante. Três outros foram presos e confessaram o roubo de dinamite da pedreira e vários outros. Eles levaram a polícia a locais onde escondiam outras 79 bananas de dinamite, na região de divisa entre Almirante Tamandaré e Curitiba.
Em 28 de fevereiro foram presos mais três integrantes do bando na rodoviária de Joinvile (SC), onde tentavam embarcar em um ônibus com sete bananas de dinamite, espoletas e cordel detonante. O destino era São Paulo, onde pretendiam atacar bancos da região de Mauá.
De acordo com o diretor da Agência de Inteligência da Polícia Civil, Silvio Rockembach, desde que as investigações foram iniciadas e ocorreram as primeiras prisões dos membros dessa quadrilha, caiu sensivelmente o número de ataques a bancos. Segundo ele, pela quantidade de explosivo, o grupo ainda reunia condições para fazer centenas de assaltos.
Rockembach informou que a Secretaria de Estado da Segurança Pública e o Ministério Público trabalham em um estudo técnico, com apoio da Federação Brasileira de Bancos, para regulamentar e estabelecer padrões mínimos para a instalação de caixas eletrônicos e agências. O estudo também prevê a correção de falhas nos procedimentos de segurança para armazenamento e controle por parte das empresas que trabalham com esse tipo de material explosivo no Paraná.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Polícia apreende 380 bananas de dinamite e desarticula quadrilha de assalto a bancos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!