Geral

Acervo do Teatro Guaíra será disponibilizado na internet

Da Redação ·
continua após publicidade
O acervo do Teatro Guaíra será restaurado e colocado à disposição na internet. Fotografias de espetáculos, recortes de jornal, panfletos, cartazes, filmes em película, fitas em VHS e em cassete e discos de vinil que fizeram parte dos mais de 100 do teatro poderão ser acessados pelo público, no fim do processo, previsto para durar 18 meses. 
 
Termo de compromisso assinado na terça-feira (15) passa ao Departamento de Arquivo Público do Paraná (Deap) a responsabilidade pela guarda e conservação do acervo. O documento foi assinado pelo diretor do Departamento, Antônio Celso Ferreira Júnior, pela diretora-presidente do Centro Cultura Teatro Guaíra (CCTG), Mônica Rischbieter, e pelo diretor-geral da Secretaria da Administração e Previdência, Jorge Sebastião De Bem. 
 
“É um ganho importante recuperar essa memória. É um processo que recupera o passado e vai ser a preservação para o futuro, que interessa ao curitibano e ao povo paranaense” afirmou Sebastião De Bem. De acordo com Mônica, a transferência dos documentos vai dar mais segurança para a preservação da história das artes cênicas. “O teatro não tem condições e nem salas climatizadas para guardar esse material. Nosso medo é que este acervo foi se perca ao longo do tempo”. 
 
Antônio Celso explicou que o acervo será recuperado para depois serem feitos o inventário e a digitalização do material, que, então, estará disponível no site do Teatro Guaíra. 
 
ARQUIVO PÚBLICO – O Arquivo Público do Paraná foi criado em 7 de abril de 1855, pelo então presidente da Província do Paraná, Conselheiro Zacarias de Góes e Vasconcellos. Denominado “Archivo Publico Paranaense”, tinha como finalidade reunir a memória impressa e manuscrita sobre a história e geografia do Paraná. 
 
Instalado hoje na Rua dos Funcionários, no bairro Cabral, em Curitiba, o Arquivo Público do Paraná reúne documentos históricos das entidades do governo estadual, que estão disponíveis para consultas e estudos acadêmicos.