MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Trabalho de professor da UEM é capa da revista Analyst

  O professor doutor Jesuí Vergilio Visetainer desenvolveu um trabalho que acabou virando capa da última edição da renomada revista internacional Analyst. As pesquisas de Visetainer criaram um dispositivo inédito, que promete simplificar a análi

Da Redação

·
 Dispositivo está na capa da ultima edição da revista Analyst
Icone Camera Foto por Divulgação
Dispositivo está na capa da ultima edição da revista Analyst
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.05.2012, 14:14:00 Editado em 27.04.2020, 20:42:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade
O professor doutor Jesuí Vergilio Visetainer desenvolveu um trabalho que acabou virando capa da última edição da renomada revista internacional Analyst. As pesquisas de Visetainer criaram um dispositivo inédito, que promete simplificar a análise de componentes químicos de diferentes matrizes. o equipamento é o resultado de um estudo de pós-doutorado, que o professor do Departamento de Química da Universidade Estadual de Maringá realizou na Universidade Estadual de Campinas, sob orientação do professor doutor Marcos Nogueira Eberlin. Visentainer explica que o equipamento é uma versão simplificada e portátil, constituindo uma fonte de ionização e dessorção de amostras para a análise por espectrometria de massas ou outros métodos que envolvam a aplicação de amostras via spray. Ele elimina a necessidade de cilindros de gás de laboratório, reguladores e acessórios de grande porte, o que lhe garante versatilidade e economia, ideal para o uso de espectrômetros de massas comerciais e portáteis. A aplicação do invento é grande. O pesquisador cita, por exemplo, que ele pode ser usado em competições esportivas para a realização de exame antidoping, agilizando o resultado de maneira muito prática. O material analisado é recolhido através do equipamento e pulverizado, por exemplo, num espectrômetro portátil. Em cerca de 30 minutos o exame está pronto. O dispositivo é bem simples, inclui uma lata de spray, um tubo de silicone do tipo usado em hospitais como mangueira para soro, uma agulha injetável e um capilar de coluna cromatográfica (foto abaixo). Em fevereiro deste ano, foi realizado um depósito de patente do equipamento, parceria entre a Unicamp e a UEM, no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O pedido foi protocolado sob o nome comercial 57_Venturi. E, segundo o professor da UEM, já há empresas interessadas em produzi-lo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: " Trabalho de professor da UEM é capa da revista Analyst"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!