Geral

Porto de Paranaguá vai instalar novas defensas

Da Redação ·
Porto de Paranaguá vai instalar novas defensas
fonte: Appa
Porto de Paranaguá vai instalar novas defensas
continua após publicidade
A partir de junho, o cais público do Porto de Paranaguá terá novas defensas. Das 97 defensas instaladas no terminal, 76 unidades deverão ser trocadas no cais, no píer de inflamáveis e nos dolfins, onde atracam os navios de veículos, na extremidade leste do porto.Para a realização do trabalho serão investidos R$ 2,9 milhões. 
 
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) realizou processo licitatório para contratação da empresa que prestará o serviço por um ano. Para o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, a substituição e manutenção das defensas dão continuidade ao processo de melhorias no Porto de Paranaguá. “Estas ações compõem os compromissos previstos no Programa de Modernização dos Portos de Paranaguá, estabelecido pelo Governo do Estado”, disse. 
 
De acordo com o chefe da Divisão de Operações da Appa, José Aluísio Martinelli, os trabalhos iniciam no próximo mês. Todas as 97 defensas instaladas no Porto serão atingidas pelo trabalho. Onde houver necessidade de troca, elas serão substituídas. Nas demais, será feita a manutenção.
 
SEGURANÇA – O comandante de um dos rebocadores que operam no Porto de Paranaguá, Emerson Rodrigo Pasciceae, confirma a importância das defensas. Segundo ele, por menor que seja o navio, o impacto é muito grande e sem a presença dos mecanismos, o estrago pode acontecer. Apesar da potência - de quase 4.000 cavalos de motor de propulsão e 50 toneladas de capacidade de tração - essas embarcações não reduzem completamente o impacto na hora da atracação do navio no cais.