Geral

Fazendinha da Emater é uma das atrações na Expoingá

Da Redação ·
 Fazendinha da Emater é uma das atrações na Expoingá
fonte: AEN
Fazendinha da Emater é uma das atrações na Expoingá
continua após publicidade
A Fazendinha da Emater, um das atrações da Expoingá 2012 promovida pela Sociedade Rural de Maringá entre 10 e 20 de maio em Maringá, deve receber até o próximo domingo cerca de 150 mil visitantes. Entre eles produtores rurais, estudantes, técnicos e moradores urbanos. O trabalho que o serviço de extensão rural oficial realiza em parceria com a Sociedade Rural de Maringá, Secretaria de Estado da Agricultura, Prefeitura do Município e Iapar, além de outros parceiros da iniciativa privada, completa 15 anos.
 
Segundo seu coordenador, o extensionista José Antônio Rosa Filho, a iniciativa tem como objetivo difundir conhecimentos e novas tecnologias de produção capazes de contribuir com o desenvolvimento da atividade agropecuária empreendida por famílias de agricultores do Norte e Noroeste paranaenses. “E ela se tornou uma verdadeira vitrine. Permite a observação e a troca de conhecimentos e informação, induzindo e motivando os agricultores para o seu aperfeiçoamento profissional. Também apresenta novas alternativas de diversificação e de atividades não agrícolas que possibilitam o incremento da renda e a melhoria da qualidade de vida das famílias que vivem no espaço rural”, comenta.
 
Na Fazendinha, que ocupa 6 mil metros quadrados dentro do Parque de Exposições, a Emater organizou 17 unidades didáticas. Elas tratam de temas como a Produção sustentável de grãos, das Cadeias produtivas do café, leite, carne, seda, peixes, olerícolas, madeira e frutas, Agricultura orgânica, Agroindústria familiar, Turismo rural, Paisagismo e Educação ambiental. “Nos municípios da região, a Emater está organizando mais de 40 excursões técnicas com agricultores, agricultoras, jovens, trabalhadores e trabalhadores rurais que ao chegarem à Fazendinha serão atendidos durante a semana por uma equipe de profissionais extensionistas especializados. O espaço também recebe excursões de alunos, promovidas pelas secretarias municipais de educação, Inspetorias e instituições de ensino”, relata Rosa Filho.
 
Além de realizar o trabalho na Fazendinha, a Emater, junto com a Sociedade Rural, Seab e organizações parceiras, promove durante a Expoingá mais de dez eventos técnicos. Com destaque para o Encontro regional de mulheres do espaço rural, que deve reunir mais de 400 participantes; Debate técnico sobre a cultura do eucalipto; Encontro de lideranças Estaduais do café; Reunião sobre produção de carnes nobres e um Encontro para tratar do projeto Paraná com menos agrotóxico.