Geral

UEL e prefeitura organizam encontro

Da Redação ·
UEL e prefeitura organizam encontro sobre raiva, neste domingo
fonte: Arquivo/tnonline
UEL e prefeitura organizam encontro sobre raiva, neste domingo

A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, juntamente com a UEL, promovem no domingo (8) a Jornada Norte Paranaense sobre Raiva Humana e Animal, que será realizada a partir das 8 horas, no Auditório Milton Alcover, no Parque Governador Ney Braga. O encontro é dirigido a profissionais da saúde, especialmente, médicos e enfermeiros das Unidades Básicas (UBS) dos municípios da 17ª Regional de Saúde, além de agrônomos, veterinários, zootecnistas, geógrafos, biólogos, engenheiros ambientalistas e profissionais de turismo.

continua após publicidade

Durante o encontro serão discutidas a prevenção, profilaxia e as condutas relacionadas à raiva. Os participantes ainda vão debater ações com base no protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde para casos suspeitos, sob investigação e confirmados da doença e, ainda, sugerir a elaboração de um sistema de informação integrado entre os serviços envolvidos.

O professor de Zoonose e Saúde Pública do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da UEL, Italmar Teodoro Navarro, afirma que o encontro é de extrema importância, porque foi pensado em cima de uma necessidade. Ele alerta que a raiva tem se mostrado presente não só no Brasil, mas no mundo todo.

continua após publicidade

“Devido ao crescimento urbano, os animais silvestres têm se aproximado mais do homem e, consequentemente, a raiva tem estado mais próxima do ser humano. O objetivo fundamental do evento é uniformizar o protocolo de atenção a animais e seres humanos que tiveram contato com animais contaminados ou apresentem sintomas da doença. Isso é necessário para que todas as instituições e profissionais da área de saúde possam falar a mesma linguagem ao lidar com os casos”, destacou o professor.

A Jornada Norte Paranaense sobre Raiva Humana e Animal é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Epidemiologia e Informações em Saúde (DEPIS) em parceria com a Universidade Estadual de Londrina, através da Divisão de Assistência da Saúde da Comunidade (DASC).

O evento tem apoio do Núcleo de Epidemiologia do Hospital Universitário da UEL; da 17ª Regional de Saúde do Paraná; da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná; da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento; do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Londrina (CRMV); de representantes dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e Geociências da UEL; de representantes dos cursos de Agronomia e Enfermagem da Unifil e de representantes do curso de Medicina Veterinária da Unopar. (Fonte: Núcleo de Comunicação – PML)