Geral

Franceses escolhem entre Hollande e Sarkozy neste domingo

Da Redação ·
O socialista François Hollande, foi à feira em Tulle, sudoeste da França neste sábado (5/5)
fonte: AFP
O socialista François Hollande, foi à feira em Tulle, sudoeste da França neste sábado (5/5)

Cerca de 45 milhões de franceses elegerão neste domingo seu presidente da República para os próximos cinco anos entre os finalistas do primeiro turno: o atual presidente e candidato conservador, Nicolas Sarkozy, e o socialista François Hollande.

Hollande, que no dia 22 de abril obteve 28,63% dos votos (frente a 27,18% para Sarkozy), sustenta firme sua condição de favorito, apesar de a margem que os separa ter sido reduzida entre meio ponto e dois pontos nestas duas semanas.

As sondagens divulgadas na sexta-feira apontam Hollande com algo entre 52,5% e 53,5% dos votos, contra de 47,5% a 46,5% para Sarkozy. A campanha eleitoral terminou oficialmente na sexta-feira e agora, pela lei, os candidatos devem se manter em silêncio. Também é proibido publicar sondagens até o fechamento das urnas às 18H00 GMT (15H00 de Brasília) de domingo.

O segundo turno da eleição presidencial francesa foi iniciado formalmente neste sábado com a abertura de quatro postos de votação em Saint Pierre e Miquelon, no Atlântico Norte. Também votarão no sábado os cidadãos de Guiana, Guadalupe, Martinica, San Martin, Polinésia Francesa, Wallis e Futuna e Nova Caledônia, assim como os franceses no continente americano.

continua após publicidade