MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Sanepar conclui plantio de 15 mil mudas de árvores em Londrina

  A Sanepar está finalizando o plantio 15 mil mudas de árvores em Londrina. O objetivo do plantio é formar uma cortina verde e um cinturão florestal nas estações de tratamento de esgoto (ETE) Norte e Cafezal da cidade. O cinturão vai minimizar os efe

Da Redação

·
Sanepar conclui plantio de 15 mil mudas de árvores em Londrina
Icone Camera Foto por Foto ilustrativa
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.05.2012, 21:24:00 Editado em 27.04.2020, 20:42:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade
A Sanepar está finalizando o plantio 15 mil mudas de árvores em Londrina. O objetivo do plantio é formar uma cortina verde e um cinturão florestal nas estações de tratamento de esgoto (ETE) Norte e Cafezal da cidade. O cinturão vai minimizar os efeitos dos gases emitidos durante o processo de tratamento, além de isolar visual e fisicamente estas unidades. Na ETE Norte, localizada no Jardim Eucalipto, o plantio foi realizado numa área de cerca de 10 hectares, adquiridos pela Sanepar para evitar loteamentos no entorno da unidade. Foram plantadas 14.219 mudas de árvores nativas da região. Na ETE Cafezal, na Região Sul da cidade, foram plantadas 916 mudas para reflorestar a área de preservação permanente do Ribeirão Cafezal. "Com estes plantios, estamos nos antecipando ao novo Código Florestal", diz o gerente industrial da Sanepar na regional Londrina, Roberto Arai. A Sanepar também está ampliando os investimentos em processos que permitam reduzir e controlar a emissão de gases. "Estamos realizando os levantamentos técnicos nas proximidades da ETE Caçadores, em Cambé, para formar o cinturão florestal. Enquanto as árvores crescem, mantemos as ações para minimizar a emissão de odores na atmosfera com a aplicação de produtos químicos e o tamponamento dos processos nas unidades que mais liberam odor", destaca. Obra – Na ETE Esperança, Região Sul de Londrina, a Sanepar vai implantar o sistema de controle de odor e desinfecção. Já contratada, a obra, no valor de R$ 5,211 milhões, tem recursos do BNDES e deve ser iniciada em junho. A previsão é concluí-la em seis meses. Durante a construção da ETE Esperança foi implantada tecnologia que agora viabiliza o tamponamento de unidades dentro do processo de tratamento, a construção do gerador de sulfeto de hidrogênio (H2S), biofiltros, casas de sopradores e exaustores, de coleta de gás e de aplicação de cloro. "São mecanismos que garantem a contenção de gases e atendem o compromisso que a Sanepar assumiu com a comunidade no passado", ressalta Arai. Ele conta que a mesma tecnologia utilizada na ETE Esperança deverá ser utilizada na ETE Norte. O projeto, que está na fase de elaboração, vai custar R$ 7 milhões.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Sanepar conclui plantio de 15 mil mudas de árvores em Londrina"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!