Geral

ALL realiza campanha de segurança em Rolândia

Da Redação ·
Ação de conscientização para motoristas e pedestres acontece nesta segunda-feira (7)
fonte: Arquivo
Ação de conscientização para motoristas e pedestres acontece nesta segunda-feira (7)
continua após publicidade
A América Latina Logística (ALL) realiza na próxima segunda-feira, entre 9:30 e 10:30h da manhã, uma campanha de orientação nas passagens de nível do Jardim Santiago. A ação, que conta com o apoio da Polícia de Trânsito, tem como objetivo reduzir o índice de cidentes envolvendo veículos, pedestres e trens.
 
Funcionários da ALL distribuirão matérial informativo sobre os riscos de não obedecer à sinalização de trânsito. Além dos panfletos, blitzes educativas vão orientar motoristas e pedestres sobre os cuidados necessários ao atravessar a linha férrea. A população será lembrada que um carro médio é cerca de 1.000 vezes mais leve que um trem. Por isso, existe a necessidade de atenção ao sinal sonoro, já que este é o alerta de que o trem se aproxima. Outra orientação importante é nunca estacionar próximo à linha férrea e  sempre respeitar os limites de velocidade.
 
As campanhas de conscientização em passagens de nível são realizadas pela companhia há onze anos e já atingiram mais de um milhão de pessoas. Só no ano de 2011 foram 161 campanhas em PN, 102 ações contra o surf ferroviário e 93 palestras educativas nas escolas no entorno da linha férrea.
 
Lei de Trânsito - De acordo com o Código Nacional de Trânsito, a linha férrea é sempre preferencial, e transpô-la sem parar é infração gravíssima, sujeita à perda de sete pontos na carteira. A multa para esta infração é de 175,84 UFIRs (R$ 186,39). Isso porque o trem, ao contrário dos demais veículos, precisa de mais de 500 metros para parar totalmente, mesmo após o maquinista acionar os freios.