MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Hoje é o dia Internacional da Liberdade de Imprensa

  Hoje, dia três de maio, comemora-se o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Data escolhida e aprovada pela Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O dia foi escolhido por ser a data do aniversário da Declaração de Windho

Da Redação

·
Hoje é o dia Internacional da Liberdade de Imprensa
Icone Camera Foto por Foto ilustrativa
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.05.2012, 08:30:00 Editado em 27.04.2020, 20:43:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade
Hoje, dia três de maio, comemora-se o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Data escolhida e aprovada pela Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O dia foi escolhido por ser a data do aniversário da Declaração de Windhoek, aprovada durante um seminário organizado pela UNESCO sobre a "Promoção da Independência e do Pluralismo da Imprensa Africana", que se realizou em Windhoek capital da Namíbia. O seminário considerava a liberdade, a independência e o pluralismo dos media como princípios essenciais para a democracia e os direitos humanos. O tema este ano é "Novas vozes: a liberdade da media ajudando a transformar sociedades". Em comemoração à data, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, enviaram um comunicado, dizendo que a liberdade de expressão é um dos direitos mais preciosos, pois sustentam toda a liberdade aos outros e fornece uma base para a dignidade humana. A Imprensa livre, pluralista e independente é essencial para o seu exercício. "A liberdade de imprensa implica na liberdade de ter opiniões e de procurar receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras, como previsto no artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Essa liberdade é essencial para as sociedades saudáveis e dinâmicas. A liberdade de imprensa também enfrenta pressões severas em todo o mundo. No ano passado, a UNESCO condenou o assassinato de 62 jornalistas que morreram no exercício da sua função. Esses jornalistas, indica o documento publicado no dia 27 de Abril de 2012 "não devem ser esquecidos e os crimes não devem permanecer impunes. Como a media se move virtualmente, outros jornalistas on-line, incluindo bloqueios, estão a ser perseguidos, atacados e mortos pelo seu trabalho. Eles devem receber a mesma protecção que os trabalhadores tradicionais da media". Ban Ki-moon e Irina Bokova finalizam a mensagem apelando aos Estados e aos meios profissionais e organizações não governamentais em todos os lugares para unir forças com as Nações Unidas para promover a liberdade em todos os meios de comunicação.
"Este é um dos pilares dos direitos individuais, uma base para sociedades saudáveis e uma força de transformação social", concluiram.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Hoje é o dia Internacional da Liberdade de Imprensa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!