Geral

Vacinação contra febre aftosa começa hoje no Paraná

Da Redação ·
A Secretaria de Estado da Agricultura confirmou oficialmente que começa a partir de 1º de maio (amanhã), a campanha de vacinação do gado contra a febre aftosa
fonte: Divulgação
A Secretaria de Estado da Agricultura confirmou oficialmente que começa a partir de 1º de maio (amanhã), a campanha de vacinação do gado contra a febre aftosa

A Secretaria de Estado da Agricultura confirmou oficialmente que começa a partir de 1º de maio (amanhã), a campanha de vacinação do gado contra a febre aftosa no Paraná, em especial na região de Apucarana e todo o Vale do Ivaí. Até o dia 31 de maio, todos os bovinos e bubalinos (búfalos) devem ser vacinados.

A expectativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento é vacinar 4,3 milhões de cabeças de gado. Os produtores deverão comprovar a vacinação de todo o gado junto à secretaria até o fim de maio. Os custos pelas doses serão pagos pelos próprios produtores. Quem descumprir estará sujeito a pagar multa de R$ 101,84 por cabeça não vacinada.

Esta é a primeira etapa de vacinação em 2012. A segunda deve ocorrer em novembro. O objetivo do governo ao vacinar todo gado do estado é conseguir a certificação de área livre de aftosa sem vacinação. Para a secretaria, o caminho até a certificação já está na reta final. O pedido para a vistoria que poderá conceder o certificado ao Paraná será encaminhado após a segunda etapa de vacinação deste ano.

A secretaria acredita que com a comprovação de que o rebanho do estado está completamente livre da febre aftosa será mais fácil para se conseguir entrar nos mercados mais exigentes, como o da Europa.

continua após publicidade