MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Acordo abre mercado para cachaça do Vale do Ivaí

Brasil e Estados Unidos selaram na última semana, durante encontro entre os presidentes Dilma Roussef e Barack Obama, um acordo que promete beneficiar produtores brasileiros de cachaça. Atendendo a uma antiga reivindicação do setor, a bebida foi rec

Da Redação

·
 Acordo abre mercado para cachaça do Vale do Ivaí
Icone Camera Foto por Delair Garcia - Tribuna do Norte
Acordo abre mercado para cachaça do Vale do Ivaí
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.04.2012, 22:31:00 Editado em 27.04.2020, 20:43:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade


Brasil e Estados Unidos selaram na última semana, durante encontro entre os presidentes Dilma Roussef e Barack Obama, um acordo que promete beneficiar produtores brasileiros de cachaça. Atendendo a uma antiga reivindicação do setor, a bebida foi reconhecida como um produto exclusivamente brasileiro.

continua após publicidade


Antes do acordo com o governo americano, os produtores eram obrigados a classificá-la como "rum brasileiro". A partir de agora, os rótulos terão a palavra “cachaça”. E esse nome não poderá ser usado por empresas de outros países. A partir de agora, o Brasil é o legítimo dono da cachaça, assim como a tequila é tradicional bebida do México, o uísque é originário da Escócia e a vodka da Rússia, entre outras bebidas que têm origem primária em determinado país.

continua após publicidade


A decisão de Brasil e Estados Unidos está sendo comemorada em todo o País pelos fabricantes de cachaças artesanais, produto que tem uma grande aceitação no mercado externo, mas que enfrenta problemas burocráticos de comercialização.


No Vale do Ivaí, um dos principais fabricantes de cachaça artesanal é a família de Natanael Carli Bonicontro, de Jandaia do Sul. O engenho localizado no Km 4 da Rodovia BR-369, entre Jandaia do Sul e Bom Sucesso, produz cachaça desde 1994 e comercializa a marca “Cachaça Companheira”. Trata-se de uma bebida considerada macia, suave, saborosa e de cheiro agradável, armazenada e envelhecida em tonéis de imburana ou de carvalho, para a qual não se usa qualquer produto químico na sua fermentação. A marca tem selo de qualidade, com registro no Ministério da Agricultura.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Acordo abre mercado para cachaça do Vale do Ivaí"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!