Geral

Unirio vai ouvir alunos suspeitos nesta terça

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Unirio vai ouvir alunos suspeitos nesta terça
fonte: Arquivo
Unirio vai ouvir alunos suspeitos nesta terça

Os cinco alunos suspeitos cometer irregularidades na admissão na Escola de Medicina e Cirurgia (EMC) serão ouvidos, nesta terça-feira (10), pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).  Segundo nota enviada pela reitoria da universidade, foi aberto um processo para apurar o uso indevido de números de matrículas canceladas por estudantes que não foram regularmente matriculados na Unirio.

continua após publicidade
continua após publicidade

Segundo a universidade, os alunos teriam utilizado os números para se matricular, irregularmente, este ano. Eles estavam assistindo às aulas, apesar de seus nomes não estarem na relação de convocados com base no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), única forma de acesso à universidade. Dos cinco alunos, quatro sequer chegaram a fazer o Enem. Há suspeitas de existência de um esquema de compra de vagas.


A fraude foi descoberta pela direção da escola de medicina durante a atualização de matrículas canceladas, ou seja, alunos que se matrocularam mas depois desistiram de fazer medicina na Unirio. Em fevereiro, esse número era de 15 cancelamentos e em março passou para 10, o que chamou a atenção. Numa checagem geral no sistema, a direção encontrou cinco nomes de alunos que não teriam passado no Enem. Uma das alunas estava na posição número 2.217 da lista de espera.

continua após publicidade

Os cinco alunos já foram afastados das salas de aula do primeiro período do cursp de medicina. A reitoria já começou a ouvir os funcionários da escola de medicina e cirurgia, principalmente os encarregados pelo departamento de matrículas.

A Unirio já acionou a Polícia Federal (PF) para investigar o que o reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca chama de "grave fraude" na Escola de Medicina e Cirurgia (EMC). Em nota, a "Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, confirma ter recebido no final da tarde da última quinta feira (05/04), ofício da UNIRIO comunicando possíveis irregularidades em matrículas de alunos na citada Universidade. As informações encaminhadas serão objeto de análise para fins de definição sobre as medidas a serem aplicadas ao caso".