Geral

Penitenciárias do PR ganham minibibliotecas do projeto Remissão pela Leitura

Da Redação ·
  projeto Remissão pela Leitura está previsto na Lei de Execuções Penais, de 2011
fonte: Arquivo
projeto Remissão pela Leitura está previsto na Lei de Execuções Penais, de 2011

O diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira, entrega hoje (3) à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, 12  caixas-estante ou minibibliotecas destinadas ao projeto Remissão pela Leitura, que será implantado nas unidades do Sistema Penitenciário do Paraná, em maio. As 24 unidades penais vinculadas à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos vão participar, beneficiando todos os apenados interessados.

continua após publicidade
continua após publicidade

Para cada livro e relatório de leitura ou resenha elaborada, avaliada e aprovada por uma  comissão, presos têm direito a  três dias de remissão de pena. O projeto Remissão pela Leitura está previsto na Lei de Execuções Penais, de 2011.

Segundo Rogério Pereira, a  idéia é assegurar o direito ao conhecimento, à educação, à cultura e ao desenvolvimento da capacidade crítica por meio da leitura e da produção de resenhas, possibilitando a redução da pena.

continua após publicidade

Os presos com ensino fundamental deverão fazer relatórios de leitura e os do ensino médio e pós-médio deverão produzir resenhas, compreendendo resumo e apreciação crítica. Uma comissão de professores dos centros de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebjas) fará a avaliação dos trabalhos.