Geral

Bolo de meia tonelada é distribuído no Parque Barigui

Da Redação ·
 Seis mil pedações de bolo foram distribuídos no Parque Barigui
fonte: Bruno Covello/SMCS
Seis mil pedações de bolo foram distribuídos no Parque Barigui

Seis mil pedaços de um bolo de mais de meia tonelada (550 kg), preparado com massa de pão-de-ló recheada com framboesas, calda e cobertura de chantilly, foram distribuídos na tarde deste domingo (25), no Parque Barigui, na abertura da semana em que Curitiba comemora os seus 319 anos.

continua após publicidade

O domingo no parque foi de sol, o que abrilhantou ainda mais a festa que reuniu crianças, jovens, casais e famílias com muitas atrações musicais, brinquedos, jogos e até escalada.

continua após publicidade

O bolo gigante, cortado pelo prefeito Luciano Ducci e o governador Beto Richa, já é tradição na cidade.  “É uma bela festa que abre uma semana repleta de comemorações e de inaugurações importantes para Curitiba. Já nesta segunda-feira, juntamente com o governador Beto Richa, vamos anunciar a renovação de seis grandes ruas da cidade. Durante a semana também vamos entregar o Hospital do Idoso, que leva o nome de Zilda Arns, e que será referência no Brasil”, disse o prefeito Luciano Ducci.

continua após publicidade

O governador Beto Richa disse que não poderia faltar ao evento no Parque Barigui. “Não perderia por nada esta festa. Estive presente nos últimos anos e Curitiba tem motivos para comemorar os avanços que tem tido nas áreas da educação, saúde, meio ambiente, transporte, entre outras. Curitiba é uma cidade que orgulha a todos os paranaenses e que é referência, não apenas pela boa administração, mas principalmente, pela população que tem”, afirmou o governador.

A secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, também prestou homenagem a Curitiba na festa. “Desejo que Curitiba continue linda e maravilhosa e cheia de alegria com este povo feliz e solidário”. A presidente de da Fundação de Ação Social Marry Ducci elogiou os curitibanos. “Nossa cidade é maravilhosa. Agradecemos à população que nos ajuda a fazer de Curitiba esta cidade respeitada e até invejada no mundo inteiro.”

O primeiro pedaço - O eletricista Bernardo Vielgosz, 78 anos, foi quem recebeu o primeiro pedaço do bolo gigante entregue pelo prefeito Luciano Ducci. Morador de Curitiba há 50 anos, quando veio de Rio Negrinho, Santa Catarina, para a capital paranaense, Bernardo não poupa elogios à cidade que o acolheu. “A cidade é linda e quem faz Curitiba ser cada vez melhor é o seu povo. É uma cidade que tem flores, limpa, bonita e hospitaleira”, completou.

continua após publicidade

Para provar o pedaço de bolo, Bernardo Vielgosz, chegou às 13h30 na fila. Demorou duas horas para saborear a massa de pão-de-ló com recheio de framboesas e cobertura de chantilly. “Está uma maravilha. Pelo paladar está ótimo”, disse Bernardo que, há oito anos, pega fila para provar dos bolos de aniversário de Curitiba. “O bolo está melhor a cada ano. Comecei a provar os bolos na época em que a festa era na Rua XV de Novembro. Depois, fui para a Praça Santos Andrade e agora estou provando o bolo no Parque Barigui”, comentou.

Bolo gigante - Pelo 12º ano consecutivo o bolo de aniversário da cidade é preparado com o apoio do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Paraná, em parceria com o Moinhos Anaconda, e adoçou o domingo de quem esteve no maior parque de Curitiba.

continua após publicidade

Na receita 100 kg de farinha de trigo, 90 kg de açúcar, 2 mil ovos, 7 kg de emulsificante, 4,2 kg de fermento, 67 kg de frutas (framboesas), 130 litros de chantilly e 60 litros de calda.

A massa assada do bolo foi transportada até o Parque Barigui em um caminhão e os retoques finais foram feitos no local. “A cada ano o bolo fica maior. Ano passado teve 500 quilos. Neste ano são 550 quilos. Isto é para que todos possam ser bem atendidos e provar deste bolo delicioso feito com amor e dedicação”, disse o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Paraná, Vilson Felipe Borgmann.

Atrações -  A festa de aniversário no parque durou o dia todo. Começou às 10h e seguiu até às 18 horas com  apresentações de teatro da Guarda Municipal, da banda Confraria da Costa, show Passarinha, com Jô Nunes, grupo folclórico ítalo-brasileiro, banda Carenagem, Jazz Cigano, Raul Aguilera e Dante Pippi, Roda de Choro do Conservatório de MPB e banda Lenda Zero.

A pequena Mahara, 9 anos, aproveitou o muro de escalada para se divertir. Pela primeira vez no Parque Barigui, a menina gostou da festa. “Está muito legal. Já subi e desci este muro umas dez vezes e vou fazer mais”, disse.

A jovem Priscila Gomes do Amaral foi ao Parque Barigui acompanhada da sogra Neide Oliveira e da enteada Ana Beatriz. Elas escolheram mudas de árvores, distribuídas gratuitamente, para levar para a casa. “Gosto muito deste parque. Venho aqui todos os domingos. Hoje, aproveitando a festa, estou levando mudas de Ipê Amaralo, Pitanga e Araçá Roxo para plantar na casa que tenho na praia”, contou Priscila. Neide, que é de Belém do Pará, também levou uma muda de presente. “Gosto de tudo nesta cidade, menos do clima”, disse a paraense.

Dois irmãos escolheram Curitiba para formar uma grande e bela família. Há 19 anos, David e Lauri Fornazari vieram de Toledo para visitar a capital e por aqui ficaram para viver. David casou com Sandra Cordeiro e juntos tiveram os pequenos Amanda, 5 anos, e Thiago, com 1 ano e 8 meses. O irmão, Lauri, casou-se com Neuza Fornazari e tiveram o casal Luan, 11 anos, e Mariana, 7 anos.  “Viemos passear e acabamos ficando. Gostamos muito do clima daqui”, disse Lauri.

Outras autoridades estiveram presentes na festa pelo aniversário de Curitiba no Parque Barigui, entre elas, o presidente da Câmara Municipal, vereador João do Suco, os vereadores Roberto Hinça, Jair Cézar e Dirceu Moreira e o deputado federal, Fernando Francischini. Também prestigiaram a festa os administradores regionais de Santa Felicidade, Inês Ultramari Hartl, da Matriz, Luiz Hayakawa e toda a equipe de secretários municipais.