Geral

Obama: "ainda há tempo para diplomacia com Irã, mas margem diminui"

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Obama: "ainda há tempo para diplomacia com Irã, mas margem diminui"
fonte:
Obama: "ainda há tempo para diplomacia com Irã, mas margem diminui"

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou neste domingo que ainda há tempo para a diplomacia no que diz respeito ao programa nuclear do Irã, mas ressaltou que a margem diminui. Obama falou assim em suas declarações ao término de uma reunião com o presidente turco, Recep Tayipp Erdogan, em Seul, antes do começo na segunda-feira da 2ª Cúpula de Segurança Nuclear.

continua após publicidade


O programa nuclear iraniano e a situação na Síria dominaram as conversas entre os dois líderes. O presidente americano assegurou que ambos buscam maneiras de conseguir uma mudança na Síria, onde a ONU calcula que mais de 8.000 pessoas morreram na sangrenta repressão do regime contra quem reivindica a saída do presidente sírio, Bashar al Assad.
Por sua vez, Erdogan assegurou que "não podemos permanecer como espectadores perante esta situação". Na próxima semana, a Turquia acolherá uma reunião do grupo de Amigos da Síria, cujo fim é coordenar a pressão internacional contra o regime de Assad.


Após sua reunião com Erdogan, Obama tinha previsto realizar um encontro bilateral com o presidente sul-coreano, Lee Myung Bak, com o qual abordará assuntos como Coreia do Norte e a ameaça desse país de lançar no mês que vem um satélite de observação sobre um míssil de longo alcance.