MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Suspeito de Toulouse morreu atirando após pular da janela

Mohamed Merah, que alegava pertencer à Al Qaeda e era suspeito de matar sete pessoas nos últimos dias em Toulouse, morreu durante a invasão da polícia a seu apartamento depois de pular pela janela enquanto ainda atirava nesta quinta (22), afirmou o min

Da Redação

·
Fotos de Mohamed Merah foram divulgadas pelo canal de televisão francês France 2 nesta quarta-feira (21)
Icone Camera Foto por AFP
Fotos de Mohamed Merah foram divulgadas pelo canal de televisão francês France 2 nesta quarta-feira (21)
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.03.2012, 09:56:00 Editado em 27.04.2020, 20:43:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Mohamed Merah, que alegava pertencer à Al Qaeda e era suspeito de matar sete pessoas nos últimos dias em Toulouse, morreu durante a invasão da polícia a seu apartamento depois de pular pela janela enquanto ainda atirava nesta quinta (22), afirmou o ministro francês do Interior, Claude Guéant.

continua após publicidade
continua após publicidade

- Mohamed Merah pulou da janela ainda atirando.

O ministro disse aos jornalistas que Merah atacou a polícia com "extrema violência".

continua após publicidade

- Ele foi encontrado morto no chão.

continua após publicidade

A polícia entrou no apartamento onde Mohamed Merah, de 23 anos, estava sitiado desde a madrugada de quarta-feira.

continua após publicidade

Segundo Guéant, a decisão de invadir o prédio foi tomada após a perda de contato com o suspeito desde a noite anterior.

continua após publicidade

O cerco policial na cidade de Toulouse terminou após 30 horas de tensão.

continua após publicidade

s policiais que invadiram o apartamento teriam sido recebidos a tiros. Guéant afirmou que Merah teria pulado por uma janela do apartamento, com uma arma na mão, e foi encontrado morto no chão.

continua após publicidade

Poucas horas antes, a polícia cortou a energia do quarteirão de Toulouse, no sudeste da França, em que se encontrava Mohamed Merah, de 23 anos, suspeito de ser o autor dos atentados que mataram sete pessoas. Uma fonte da polícia chegou a afirmar que Merah estaria morto, o que não foi confirmnado oficialmente pelas autoridades francesas.

continua após publicidade

- Eles avançam lentamente ante a eventualidade de que existam explosivos no apartamento. Ele não se manifesta. A conclusão está em curso.

continua após publicidade

Três policiais teriam ficado feridos na ação, um deles gravemente ferido. Mais cedo foram ouvidas três fortes explosões perto do edifício e uma ambulância dos bombeiros entrou no perímetro de segurança criado pela polícia na região.

continua após publicidade

Ansiosos, os jornalistas aguardavam do lado de fora enquanto observavam a movimentação no imóvel que Mohamed utilizou como esconderijo. As detonações foram fortes e ecoaram por todo o bairro em Toulouse.

continua após publicidade

Aparentemente, a polícia utilizou granadas de efeito moral para forçar a saída ou a negociação com o suspeito. Janelas e portas foram destruídas na ocasião. Após as detonações, houve uma movimentação de policiais em frente ao imóvel, mas em seguida o silêncio voltou a tomar conta do ambiente. Alguns jornalistas pediram aos soldados presentes que houvesse uma declaração oficial, algo que não aconteceu.

À 1h30 (horário local), as autoridades do Ministério do Interior francês confirmaram que a polícia não entrou no imóvel e o suspeito concordou em se render. As autoridades anunciaram uma conferência de imprensa para o final da ação.

continua após publicidade
continua após publicidade

Três novas detonações foram ouvidas às 3h (horário local).

O suspeito estava armado com duas metralhadoras e pertence supostamente ao grupo terrorista Al Qaeda. As autoridades francesas já haviam tentado entrar no imóvel, porém Mohamed respondeu às tentativas com tiros que feriram três policiais.

continua após publicidade

A casa sitiada fica a cerca de 3 km da escola judaica onde um rabino e três crianças foram mortos a tiros na manhã de segunda-feira. As autoridades francesas acreditam que o mesmo homem matou também três soldados na região na semana passada, já que a mesma arma foi usada nos três ataques, e a mesma moto foi usada pelo suspeito para fugir.

continua após publicidade

Há informações de que o jovem passou por treinamentos militares no Paquistão e no Afeganistão, onde chegou a ser preso em Kandahar, no Sul do país. A polícia interrogou também o irmão dele, considerado peça importante para esclarecer os fatos.

As investigações avançaram após a identificação do computador do irmão do suspeito, no qual ficou registrado um encontro com a primeira vítima do atirador, um militar de Toulouse que colocou sua moto à venda em um site na internet. No momento do encontro, o militar, de 30 anos, foi morto com tiro à queima-roupa.

Uma pista que também ajudou nas investigações foi a identificação de uma moto usada pelo suspeito. Os policiais visitaram várias concessionárias da marca na região e o funcionário de uma delas informou que um cliente tinha perguntado como eliminar um chip que permite localizar o veículo após um roubo.

Para as autoridades francesas, o jovem de 24 anos também é o autor dos disparou que mataram três soldados na região, na semana passada. A mãe do rapaz foi chamada para negociar, mas não quis tentar convencê-lo.

Na França, o ataque à escola judaica mobilizou as autoridades. O ministro das Relações Exteriores da França, Alain Juppé, acompanhou os parentes das vítimas, que seguiram para Jerusalém, em Israel, onde os corpos foram enterrrados.

A arma e a motocicleta usadas nos três ataques – à escola e aos militares – foram identificadas pelos policiais franceses. No caso dos militares mortos, os três soldados eram de origem norte-africana. De acordo com as investigações, o autor dos dispartos usava uma câmera presa ao corpo para gravar os ataques.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Suspeito de Toulouse morreu atirando após pular da janela"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!