MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Conselho anti-Kadafi anuncia governo provisório da Líbia

O governo interino da Líbia anunciou um novo gabinete de transição nesta segunda-feira, enquanto suas forças lançaram o que esperam ser uma “ofensiva final” na cidade de Sirte, cujo controle é considerado fundamental para a declaração da “libertação” d

Da Redação

·
Conselho anti-Kadafi anuncia governo provisório da Líbia
Icone Camera Foto por Reuters
Conselho anti-Kadafi anuncia governo provisório da Líbia
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.10.2011, 17:10:00 Editado em 27.04.2020, 20:44:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governo interino da Líbia anunciou um novo gabinete de transição nesta segunda-feira, enquanto suas forças lançaram o que esperam ser uma “ofensiva final” na cidade de Sirte, cujo controle é considerado fundamental para a declaração da “libertação” do país.

continua após publicidade

O novo governo foi anunciado pelo líder do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mustafa Abdul Jalil, e pelo primeiro-ministro Mahmoud Jibril, que prometeram renunciar quando o país estiver “seguro”. “Não participaremos do futuro governo de nenhuma forma”, afirmou Jalil.

continua após publicidade

Segundo ele, os ministros poderão continuar em seus cargos desde que tenham um bom desempenho e contem com o aval do próximo governo de transição, que deverá ser anunciado em até um mês após a “libertação” da Líbia. Cerca de oito meses após o fim dos combates, o CNT pretende realizar eleições.

continua após publicidade

Jalil afirmou que a “libertação” do país será declarada quando as forças tomarem o controle de Sirte. Embora combates também aconteçam em Bani Walid, o líder do CNT disse que, com o controle da cidade natal de Kadafi, todas as fronteiras estarão seguras.

Apesar das semanas de disputas políticas, o novo gabinete não inclui grandes mudanças em relação às lideranças do CNT. Além de Jalil e Jibril manterem seus cargos, enquanto Ali al-Tarhouni, economista que estudou nos EUA, continuará chefiando o Ministério do Petróleo.

continua após publicidade

Abdel-Raman al-Keissah foi nomeado “ministro para os líbios mortos e feridos”, enquanto Hamza Abu Fas substituirá Sheik Salem al-Sheiki como ministro para assuntos religiosos.

continua após publicidade

‘Ofensiva final’

Nesta segunda-feira, o centro de Sirte foi alvejado por disparos de morteiros e foguetes de tropas do CNT, pondo fim a um cessar-fogo de dois dias cujo objetivo era permitir a fuga de civis.

continua após publicidade

As forças do CNT, que tentam consolidar seu controle sobre a Líbia e obter legitimidade interna e externa, trouxeram a maior parte de sua artilharia para enfrentar os aliados de Kadafi entrincheirados em Sirte nas últimas três semanas.

continua após publicidade

Apesar de ter tomado o aeroporto local, o CNT ainda enfrenta dificuldades para avançar rumo ao centro da cidade. Agora, oficiais dizem tentar uma ofensiva final, mas não têm ideia de quanto tempo ela vai durar.

continua após publicidade

A tomada de Sirte representaria uma vitória psicológica e estratégica para as forças do governo transitório e poderia incentivar a rendição de aliados de Kadafi em Bani Walid.

Centenas de civis fugiam de Sirte em carros lotados nesta segunda-feira. Alguns deles relataram à BBC que milhares de pessoas ainda permaneciam presas na cidade - com medo de sair ou incapazes de fugir, por estarem feridas ou não disporem de carros ou combustível.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha descreveu a situação humanitária em Sirte como "horrível". Uma família inteira, composta por duas crianças e seus pais, foi morta por tiros de metralhadora quando tentava fugir da cidade, segundo relatos. Não está claro de onde partiram os tiros.

No sul da Líbia, a Organização Internacional de Migração (IOM) informou nesta segunda que 1,2 mil africanos de diferentes nacionalidades conseguiram escapar de Sebha, uma cidade capturada por aliados de Kadafi no mês passado.

O comboio com os migrantes deixou Sebha no domingo, rumo ao Chade. Até então, eles estavam ilhados em um centro da IOM na cidade conflagrada. Muitos reclamaram terem sido tratados com hostilidade pelas forças do CNT, que suspeitavam que eles fossem mercenários contratados por Kadafi.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Conselho anti-Kadafi anuncia governo provisório da Líbia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!