MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Israel aceita apelo para retomar negociação de paz com palestinos

O governo de Israel anunciou neste domingo (2) que aceitou o apelo do Quarteto para o Oriente Médio para retomar as negociações de paz com os palestinos. "Israel saúda o apelo do Quarteto para negociações diretas entre as partes sem condições prévias

Da Redação

·
 Israel aceita apelo para retomar negociação de paz com palestinos
Icone Camera Foto por Reuters
Israel aceita apelo para retomar negociação de paz com palestinos
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.10.2011, 13:21:00 Editado em 27.04.2020, 20:44:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governo de Israel anunciou neste domingo (2) que aceitou o apelo do Quarteto para o Oriente Médio para retomar as negociações de paz com os palestinos.

continua após publicidade

"Israel saúda o apelo do Quarteto para negociações diretas entre as partes sem condições prévias", disse comunicado publicado pelo escritório do premiê Benjamin Netanyahu.

"Israel tem algumas preocupações, mas ela vai mencioná-las no tempo apropriado. Israel pede à Autoridade Palestina que faça o mesmo e que entre nas negociações diretas sem demora", diz o documento, divulgado após reunião ministerial.

continua após publicidade

Após a resposta israelense, os palestinos voltaram a pedir o congelamento da colonização israelense.

"Se Netanyahy aceita o comunicado do Quarteto, então deve anunciar que parou a colonização e aceitar o princípio das fronteiras de 1967, porque isso é claramento o que pede o quarteto", disse a France Presse o negociador palestino Saeb Erakat.

Apelo à ONU
O Quarteto (grupo diplomático formado por EUA, Rússia, ONU e União Europeia para mediar a negociação de paz no Oriente Médio) apelou pela retomada das negociações de paz logo após os palestinos terem pedido à ONU, em 23 de setembro passado, o reconhecimento oficial de seu Estado.

continua após publicidade

O cronograma prevê que as negociações acabem antes do fim de 2012.

O pedido do reconhecimento do Estado palestino está sendo analisado pelo Conselho de Segurança da ONU.

Israel e EUA são contrários a isso e querem mais negociações diretas sobre questões como fronteiras e segurança antes do reconhecimento do Estado palestino. Os EUA prometeram vetar a aspiração palestina no Conselho de Segurança.

continua após publicidade

As negociações diretas de paz estão suspensas há um ano.

Esta foi a primeira resposta oficial do governo israelense sobre a proposta, mas vários ministro já haviam se manifestado simpáticos a ela.

continua após publicidade

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas disse que não iria negociar enquanto Israel não interrompesse a política de levantar assentamentos na Cisjordânia, que a Palestina clama como parte do futuro país, incluindo a Faixa de Gaza e a parte leste de Jerusalém como capital.

Israel, na contramão dos esforços, anunciou na terça-feira a intenção de construir 1.100 novas residências para colonos israelenses em Gilo, região perto de Jerusalém.

Visões discordantes
Palestinos e israelenses divergem profundamente sobre a interpretação do comunicado do Quarteto.

Os palestinos consideram que no comunicado existe a exigência de acabar com a colonização e a referência das fronteiras de 1967, enquanto os israelenses acreditam que o comunicado não contém nenhuma "condição prévia" para a retomada das discussões.

Ambígua, a declaração pede que as duas partes se "abstenham de realizar atos provocadores e reitera as obrigações dos dois resultantes do Mapa do Caminho de 2003.

O Mapa do Caminho exigia o fim da violência e do terrorismo e também o fim da colonização israelense.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Israel aceita apelo para retomar negociação de paz com palestinos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!