Geral

Aeroporto Afonso Pena fecha para reformas durante a madrugada

Da Redação ·

A partir desta segunda-feira (19) o Aeroporto Internacional Afonso Pena fica fechado em horários específicos para que as reformas de infraestrutura sejam feitas. De segunda a sexta-feira, da 0h15 às 06h15, e das 20h15 de sábado às 12h15 de domingo, o terminal fecha para pousos e decolagens.

continua após publicidade

O aeroporto receberá serviços de recapeamento em toda a extensão da pista, que tem 2.215 metros. Haverá implantação de grooving (ranhuras que melhoram a aderência), troca das luzes do centro, além da preparação para instalação e operação do ILS (Instrumento de Navegação Aérea) Categoria III. O aparelho tem previsão para estar instalado até dezembro de 2013, e deverá possibilitar pousos e decolagens em condições meteorológicas rigorosas, como nevoeiros e chuvas fortes

A previsão é de que o funcionamento volte ao normal em abril de 2012.

continua após publicidade

O superintendente do Afonso Pena, Antônio Pallu, explicou que o período da madrugada foi escolhido em consenso entre a Infraero e as companhias aéreas. “Basicamente não afeta a operação regular do aeroporto. O impacto é bem menor”, justificou o superintendente. Ele também afirmou que são poucos os voos de passageiros neste período, sendo a maioria destinada à aviação de carga.

A orientação para os passageiros que já compraram passagens para os horários em que o aeroporto vai estar fechado é para procurar as companhias aéreas e fazer a troca ou substituição da passagem.

De acordo com Pallu, as obras deverão ser interrompidas em datas de maior movimento. “Temos algumas janelas, como o feriado de 15 de novembro e o período do final de ano, que é alta temporada entre o Natal e o Ano Novo”, explicou Pallu. No feriado do dia 15 de novembro também deve haver paralisação nas obras.