Geral

MPF acha rãs em filtro d'água e merenda estragada em escolas

Da Redação ·

O Ministério Público Federal na Paraíba encontrou problemas em mais de mil escolas públicas visitadas durante fiscalização. Em um dos colégios, foram encontradas rãs dentro de filtros de água. Em outros, foram identificados barbeiros e cupins nas salas de aula.

continua após publicidade

A maioria dos problemas encontrados foi de merenda vencida, guardada de forma irregular e salas de aula com infraestrutura precária. Quase 95% das 1.057 escolas fiscalizadas no período de um ano apresentavam problemas.Segundo a promotora Fabiana Lobo, o objetivo é inspecionar as quase 3.000 escolas da rede pública do Estado. A operação constatou que os estudantes são obrigados a tomar água da torneira, sem nenhum processo de filtração.

continua após publicidade

Muitos dos alunos são transportados em caminhonetes superlotadas, os chamados "pau de arara", sem as mínimas condições de segurança, de acordo com o MPF.

continua após publicidade

O caso mais grave foi o de uma escola da zona rural da cidade de Gado Bravo, interior da Paraíba, que funcionava em uma garagem. Aos fins de semana, o local também servia como bar.

No local, foram encontradas bebidas alcoólicas armazenadas junto com a merenda e outros produtos de alimentação escolar.

continua após publicidade

Além das inspeções, que são realizadas com outros órgãos, como conselhos tutelares, o programa de fiscalização também realiza audiências públicas para tratar sobre a gestão das verbas da merenda escolar.