Geral

Mulher e três filhos de Kadhafi chegaram à Argélia, diz chancelaria

Da Redação ·

A mulher do ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, e três de seus filhos chegaram nesta segunda-feira (29) à Argélia, anunciou o ministério argelino de Relações Exteriores.

continua após publicidade

"A mulher de Muammar Kadhafi, Safia, sua filha Aisha, seus filhos Hanibal e Mohamed, acompanhados por seus filhos, entraram na Argélia às 8h45 (4h45 de Brasília) pela fronteira com a Líbia", diz o comunicado divulgado pela agência estatal de notícias APS.
saiba mais

continua após publicidade

"A informação foi transmitida ao secretário-geral das Nações Unidas, ao presidente do Conselho de Segurança e a Mahmud Jibril, presidente do conselho executivo do Conselho NAcional de Transição líbio", continua o ministério.

A fronteiriça Argélia afirma ter uma posição de "estrita neutralidade" no conflito líbio, mas foi acusada por lideranças rebeldes de apoiar o regime de Kadhafi.

continua após publicidade

O texto não dá detalhes sobre o paradeiro do coronel, que resiste aos rebeldes que tomaram a capital, Trípoli, com a intenção de estabelecer um novo governo no país, com o apoio das potências ocidentais.

Nesta terça-feira, os rebeldes tentavam tomar os últimos bastiões do regime em Sirte, cidade natal do coronel. Há rumores de que ele estaria na cidade, onde ainda conta com o apoio de líderes tribais.

continua após publicidade

Mais cedo, a chancelaria argelina havia informado um encontro entre seu ministro, Morad Medelci, e Jibril, a pedido deste último.