Geral

Conselho rebelde oferece US$ 1,6 milhão por Kadafi vivo ou morto

Da Redação ·

O Conselho Nacional de Transição (CNT) ofereceu nesta quarta-feira uma recompensa de US$ 1,6 milhão pela cabeça do coronel Muamar Kadafi vivo ou morto.

continua após publicidade

"O CNT apoia a iniciativa de empresários que estão ofrecendo dois milhões de dinares pela captura de Muamar Kadafi, vivo ou morto", declarou o porta-voz do Conselho, Mustafa Abdel Jalil, em Trípoli.

Os rebeldes também garantiram que Muamar Kadafi e seus seguidores perderam o controle de 95% da Líbia e seu governo chegou ao fim.

continua após publicidade

"O regime de Kadafi está 95% encerrado, 95% da Líbia está sob controle dos rebeldes", afirmou Abdallah Abu Afra, outro porta-voz do Conselho Nacional de Transição. "Quem governa a Líbia é quem controla Bab al-Aziziya, e isso é o que importa", disse o coronel Afra, em uma referência à fortaleza de Kadafi em Trípoli, tomada pelos rebeldes ontem.

Apesar disso, forças leais a Kadafi continuam bombardeando a região central da capital do país. Os ataques partem da região de Abu Salim, ainda em poder de tropas leais ao regime. Outros confrontos ocorrem em vários pontos da cidade. Nesta quarta-feira, uma espessa coluna de fumaça podia ser vista perto do complexo residencial.

Várias ruas do centro de Trípoli estavam desertas devido à presença de "dezenas" de franco-atiradores leais a Kadafi espalhados por toda a cidade, segundo os rebeldes.