Geral

PF faz operação contra fraudes na Previdência no Paraná

Da Redação ·

A Polícia Federal faz uma operação para desmantelar de fraudes na Previdência Social nesta terça-feira (23) para cumprir sete mandados de busca e apreensão em residências - sendo quatro em Pontal do Paraná e três em Curitiba. O objetivo da ação é colher provas sobre a atuação do bando. Estima-se que os criminosos tenham causados prejuízos de R$ 8 milhões. Ninguém foi preso até o momento.

continua após publicidade

As investigações tiveram início em outubro de 2010, a partir de denúncias apuradas sobre a existência de concessões indevidas de benefícios de pensão por morte e aposentadorias por tempo de contribuição.

continua após publicidade

A quadrilha formada por contadores e técnicos em contabilidade falsificam documentos comprobatórios de vínculos empregatícios inexistentes e suas inserções nos sistemas informatizados da Previdência Social.

continua após publicidade

Até o momento foram detectados 80 benefícios previdenciários fraudados pela quadrilha. Outros benefícios ainda podem ser identificados na mesma situação.

A ação tem o apoio do Ministério Público Federal e do Ministério da Previdência Social e conta com a participação de 33 policiais federais e 9 servidores da Previdência.