Geral

Filho mais velho do ditador Kadhafi se rende, diz líder rebelde

Da Redação ·

O coordenador do Conselho Nacional de Transição, Adel Dabbechi, que apoia a invasão rebelde à Trípoli, afirmou neste domingo (21) que o filho mais velho do ditador Muammar Kadhafi, Mohammed Kadhafi, se rendeu às forças rebeldes.

continua após publicidade

Com a rendição, dois filhos do atual governante da Líbia estão sob poder das forças opositoras ao regime. Mais cedo, foi confirmada pelo Conselho a captura do filho mais novo de Kadhafi, Saif Al-Islam. “Nós demos instruções para tratá-lo bem, na intenção de que ele possa ser julgado depois”, afirmou o líder do Conselho Nacional de Transição, Mustapha Abd El Jalil.

"Ele está em um local seguro com guarda reforçada, aguardando para ser levado à justiça", disse o representante em entrevista concedida em Benghazi, cidade tomada pelas forças opositoras no leste da Líbia.

continua após publicidade

TPI Pouco depois neste domingo,  o procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia também confirmou que Saif Al-Islam havia sido detido. "Recebi informações confidenciais afirmando que ele foi detido", declarou Luis Moreno-Ocampo.

"Esperamos que ele possa estar em breve na Haia" para ser julgado, acrescentou o procurador do TPI, indicando que "deve entrar em contato com o governo de transição" líbio durante o dia.

Moreno-Ocampo ressaltou ainda que o Tribunal "está preparado para ajudar os líbios a lidar com seu passado difícil" e para "apoiar o governo de transição" líbio "para que nenhum crime fique impune".

Seif al-Islam era porta-voz do regime, já tendo sido apresentado em algumas ocasiões como o sucessor de seu pai.