Geral

Cidades do PR registram metade da chuva normal de agosto

Da Redação ·
 Cidades do PR registram metade da chuva normal de agosto em apenas 6 horas
fonte: Divulgação
Cidades do PR registram metade da chuva normal de agosto em apenas 6 horas

Tempo segue instável na Região Sul, mas acumulado diminui nos próximos dias

continua após publicidade

Uma frente fria se juntou com a área de instabilidade que desde ontem está sobre o Sul do País e provocou muita chuva na Região, especialmente no Paraná. Em apenas 6 horas, choveu 53mm em Francisco Beltrão (42% da média), 40mm em Guarapuava (39% da média), 43mm em Cascavel (48% da média), 49mm em Ivaí (46% da média), todas essas cidades do Paraná.

No mesmo período, em Santa Catarina, o acumulado foi de 28mm em Rio do Campo (24% da média) e Novo Horizonte (18% da média). Além das chuvas, entre ontem e hoje foram registradas rajadas de 125km/h em Urubici, 64km/h em São Joaquim e 57km/h em Xanxerê. Já no Rio Grande do Sul, a intensidade da chuva diminuiu. Em 6 horas, o acumulado foi de 20mm em Jaguarão (16% da média) e 10mm em Lagoa Vermelha (13% da média).

continua após publicidade

De acordo com os meteorologistas da SOMAR, a previsão ainda é de chuva em toda a Região Sul no decorrer desta sexta-feira, sendo constante em Santa Catarina e no Paraná. Além disso, ainda há risco de trovoadas, queda de granizo e rajadas de vento de até 70km/h entre os dois Estados.
Já no Rio Grande do Sul, a chuva será fraca e alternada com períodos de melhoria. Por conta dos ventos que passam a soprar do quadrante sul, a sensação térmica será de frio em todo o Rio Grande do Sul, com máxima de apenas 12°C em Uruguaiana. Já em Santa Catarina, apesar da chuva, a sensação térmica será agradável, com máxima entre 20°C e 25°C.

No sábado, ainda chove fraco entre o Paraná e o norte do Rio Grande do Sul, sendo que nas Serras Gaúcha e Catarinense pode nevar pela manhã por conta da combinação de frio e umidade elevada. Já na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, o tempo fica seco e a temperatura mínima oscila entre 0°C e 2°C, com formação de geadas.

À tarde, o frio será intenso em toda a Região Sul, com máxima que não chega aos 10°C em boa parte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e aos 13°C no sudoeste do Paraná.

A presença da frente fria no Sul do país ainda provoca chuva entre o norte de Santa Catarina e o Paraná no domingo, porém, o acumulado será baixo. Já o frio, aumenta ainda mais e há previsão de mínimas negativas em boa parte do Rio Grande do Sul e a Serra Catarinense. A máxima não chega aos 10°C em toda a Região, inclusive no centro e norte do Paraná.