Geral

Bento XVI pede respeito aos católicos na Espanha

Da Redação ·
Bento XVI pede respeito aos católicos na chegada à Espanha
fonte: Divulgação
Bento XVI pede respeito aos católicos na chegada à Espanha

O papa Bento XVI desembarcou no aeroporto Barajas de Madri  para liderar os atos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontece na capital espanhola até domingo. Mais de um milhão de peregrinos são esperados para o grande evento convocado pelo Vaticano, segundo os organizadores.

continua após publicidade

No seu primeiro discurso em solo espanhol, o Papa pediu respeito aos católicos e à juventude. "Muitos jovens, por causa da sua fé em Cristo, sofrem discriminação", afirmou, acrescentando que "são maltradados, querendo separá-los dele (Cristo), privando-os dos ícones da sua presença na vida pública." O Rei espanhol Juan Carlos I, presente no aeroporto, completou afirmando que o mundo passa por uma "profunda crise de valores".

A crise financeira europeia, que tem na Espanha uma das principais vítimas, foi também objeto das palavras do Papa. "A economia não pode funcionar como uma economia autorregulada. O homem deve estar no centro da economia, e este não é o lucro e sim a solidariedade", declarou. "Isto se confirma na crise atual. A economia não pode ser medida pelo máximo lucro. É preciso colocá-la a serviço da proteção do trabalho para todos", completou o Bento XVI.

continua após publicidade

O Papa Bento XVI também reconheceu os "abusos na história para impor o conceito de verdade e o monoteísmo". "É verdade que aconteceram abusos na história para impor o conceito de verdade e o monoteísmo". Esta é a terceira terceira visita do Papa à Espanha, onde deve ser saudado por mais de um milhão de pessoas. Bento XVI também foi recepcionado no aeroporto de Madri pelo chefe de governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e membros do governo e da oposição.

Com informações da agência AFP e do jornal El País. Colaborou com esta notícia o internauta Evandro Scussel, de Madri (Espanha), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra.