Geral

Berlusconi anuncia novo pacote para equilibrar orçamento

Da Redação ·
Berlusconi anuncia novo pacote para equilibrar orçamento
fonte: Divulgação
Berlusconi anuncia novo pacote para equilibrar orçamento

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, afirmou hoje que o governo pretende aprovar uma nova manobra anticrise no valor de 45 bilhões de euros.

continua após publicidade

Durante uma reunião com entidades políticas e sociais, o premier contou que, diante do cenário mundial e das recomendações do Banco Central Europeu (BCE), a Itália terá que adotar novas medidas para equilibrar suas contas públicas até 2013.

continua após publicidade

Segundo Berlusconi, serão poupados outros 20 bilhões em 2012 e 25 bilhões de euros em 2013, montante que inclui cortes em repartições públicas.

O primeiro-ministro informou que serão elaboradas cerca de 14 ou 15 medidas para reduzir os custos da política, com cortes de 6 bilhões de euros em 2012 e 2,5 bilhões em 2013, totalizando de 8,5 bilhões de euros.

continua após publicidade

O premier também confirmou que, na manobra, será incluído um "imposto de solidariedade", mas ele não deu detalhes sobre isso.

O ministro da Economia italiano, Giulio Tremonti, disse que "o equilíbrio do orçamento tinha sido previsto para 2014, como foi concordado em nível europeu, mas logo tudo mudou".

O Conselho de Ministros da Itália, presidido por Berlusconi, convocou uma reunião extraordinária para às 19h locais (16h no horário de Brasília). O objetivo é aprovar decretos com medidas econômicas.

A reunião foi convocada após um encontro, ocorrido durante esta noite, entre Berlusconi e os ministros Giulio Tremonti e Umberto Bossi (Reformas Institucionais).