MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Problemas em transformadores deixam bairros do Rio às escuras

Ao menos doze bairros do Rio de Janeiro tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido no início da tarde desta sexta-feira (5). De acordo com a concessionária Light, a interrupção foi provocada a partir de uma solicitação feita pelo Operador

Da Redação

·
 Com sinais apagados, cruzamento em Copacabana é controlado por guarda municipal
Icone Camera Foto por Vicente Seda
Com sinais apagados, cruzamento em Copacabana é controlado por guarda municipal
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.08.2011, 14:44:00 Editado em 27.04.2020, 20:45:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Ao menos doze bairros do Rio de Janeiro tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido no início da tarde desta sexta-feira (5). De acordo com a concessionária Light, a interrupção foi provocada a partir de uma solicitação feita pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

continua após publicidade

Procurada pelo iG, o órgão informou que solicitou o desligamento de linhas de transmissão de energia elétrica na subestação de Furnas no bairro do Grajaú, zona norte da capital fluminense. Dois transformadores do local apresentaram problemas e, para não sobrecarregar outro equipamento deste tipo, a ONS sugeriu um corte de carga.

A empresa Furnas divulgou que ainda está checando a ocorrência com a área de operações.

continua após publicidade

No total, foram retirados da cidade aproximadamente 190 mega watts. Para minimizar o problema, a ONS acionou uma usina térmica localizada no bairro de Santa Cruz, na zona oeste, para recompor a falha.

Segundo a Light, os bairros prejudicados foram Copacabana, Ipanema, Leme, Jardim Botânico, Lagoa, Botafogo, Urca, na zona sul da cidade, e Rio Comprido, Vila Isabel, Tijuca, Andaraí e Grajaú, na zona norte. Em alguns deles a luz já foi restabelecida. No Leblon, a energia voltou às 13h10 e, em Botafogo, às 13h53.

Plano de Contigência

continua após publicidade

Por causa do problema, a Prefeitura do Rio acionou um plano de contigência com o deslocamento e reforço de equipes envolvidas na operação de serviços afetados, como sinalização de trânsito. Agentes da Guarda Municipal e CET-Rio foram deslocados para orientar o tráfego já que diversos semáforos da cidade ficaram sem funcionar.

Ao todo, cerca de 220 agentes e 50 motociclistas trabalham nas ruas para minimizar o impacto da interrupção no fornecimento de energia elétrica. A Prefeitura do Rio recomenda que os motoristas redobrem a atenção nas próximas horas e evitem fechar cruzamentos, bloqueando vias da cidade.

Mesmo com o problema, as linhas 1 e 2 do metrô operam normalmente, de acordo com a concessionária Metrô Rio. Apenas as estações localizadas na zona sul ficaram com iluminação parcial, o que não alterou o funcionamento do meio de transporte. Os trens da Supervia também operam sem restrições, assim como os aeroportos Santos Dumont e Galeão.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Problemas em transformadores deixam bairros do Rio às escuras"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!