Geral

Cidade do interior do Ceará tem festa em homenagem ao bode

Da Redação ·
A festa começa com cortejo. Bonecos de bode e a batucada são atrações.
fonte: Giselle Dutra/ G1 CE
A festa começa com cortejo. Bonecos de bode e a batucada são atrações.

Tejuçuoca, a 142 km de Fortaleza, prepara-se um ano inteiro para festejar o animal mais querido da cidade, o bode. A 10ª edição do Tejubode foi oficialmente aberta na sexta-feira (29) e vai até este domingo (31) no parque de exposições da cidade. Uma das atrações do festival, a feira revela quase tudo o que se pode fazer a partir do animal: comida, artesanato, livros, chaveiros, bolsas e até lingerie com detalhes de couro de bode.

continua após publicidade

A artesã Edmirsa Cruz, 41 anos, vende peças decorativas na feira e produziu um pequeno bode para a festa. Ela cobra R$ 6,00 pela obra e acredita terá bom lucro na feira.

José Neto, 54 anos, "o baixinho do couro", faz questão de dizer que fabricou as bolsas para as placas do evento a serem entregues às autoridades. Na feira, ele vende bolsas e sandálias feitas de couro de bode. "Quem compra mais é turista, um público que gosta do regional", afirma.

continua após publicidade

O festival gastronômico é dos principais atrativos da feira. Em um dos primeiros estandes, pode-se encontrar um cardápio variado feito a base de bode: churrasco no espeto, buchada e linguiça são alguns dos itens mais pedidos. Os criadores do próprio município comercializam as iguarias.