Geral

Zapatero anunciará antecipação das eleições gerais nesta sexta

Da Redação ·
Zapatero teve como objetivo
fonte: Eduardo Parra/Getty Images
Zapatero teve como objetivo

O premiê espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, anunciará nesta sexta-feira (290 a antecipação das eleições gerais na Espanha, que estavam programadas para março de 2012, informaram à Agência Efe fontes do Executivo.

continua após publicidade

Zapatero concederá uma entrevista coletiva nesta sexta-feira após participar da reunião semanal do Conselho de Ministros na qual deve ser feito o anúncio da antecipação e os detalhes da convocação serão discutidos.

Segundo fontes ligadas ao partido do governante, a votação deve ser marcada para 20 de novembro. As fontes do Executivo consideram que a antecipação eleitoral não representará um prazo muito significativo no calendário político porque, em todo caso, a legislatura acabaria apenas quatro ou cinco meses antes do previsto.

continua após publicidade

No último período de sessões parlamentares, que vai de setembro a dezembro, ainda será necessário discutir leis importantes, como o Orçamento Geral do Estado para o próximo ano.

No entanto, as fontes destacaram que a maior parte das ações adotadas para enfrentar a crise já foram tramitadas. O Congresso dos Deputados acaba de aprovar a reforma da Previdência, uma das medidas mais importantes promovidas pelo Executivo, após a reforma trabalhista.