Geral

Chuva deixa 27 cidades em emergência no RS

Da Redação ·

Desde o dia 20 deste mês a chuva não deu trégua para o Rio Grande do Sul e, ontem (28), a Defesa Civil do Estado informou que já chega a 27 o número de cidades em situação de emergência. Outras 16 têm notificações preliminares e poderão ter a situação decretada.

continua após publicidade

Diante da situação, os abrigos públicos estão se preparando para atender vítimas de possíveis deslizamentos, já que os solos estão encharcados. Já passa de 123 mil o número de pessoas afetadas pelos temporais.

A Defesa Civil informou ainda que todos os rios que cortam o Estado estão em estado de atenção. Já registraram nível elevado de água o Sinos, Guaíba, Caí, Taquari, Uruguai e Jacuí.

continua após publicidade

Aproximadamente 70 das 450 famílias que precisaram deixar as áreas atingidas por alagamentos em Encantado, no Vale do Taquari, estão em abrigos públicos. A Defesa Civil afirmou que essas famílias que estão no abrigo poderiam voltar para casa, mas, com a perspectiva de mais chuva, o órgão tem receio de que o rio Taquari volte a encher e atinja os moradores pela segunda vez em menos de uma semana.

Elas devem ficar no local até o próximo domingo (31), quando a previsão aponta diminuição de chuvas fortes na região. A ação preventiva da Defesa quer evitar que eles voltem para casa e precisem ser retirados novamente.