Geral

Nº de afetados pelas chuvas no RS passa de 115 mil

Da Redação ·

O número de pessoas afetadas pelas chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a última quarta-feira chegou a 115.580, segundo levantamento divulgado pela Defesa Civil gaúcha nesta manhã. As cidades em situação de emergência chegaram a 18, e as chuvas já deixaram 13.795 pessoas desalojadas e 6.408 desabrigadas em todo o Estado.

continua após publicidade

O último município a decretar situação de emergência foi o de Roca Sales, que se somou a Novo Tiradentes, Lajeado, Encantado, Arvorezinha, Bom Princípio, Santa Tereza, Sarandi, Cruzeiro do Sul, Venâncio Aires, Montenegro, Arroio do Meio, Charrua, São Sebastião do Caí, São Jerônimo, Bom Retiro do Sul, Pareci Novo e Estrela.

continua após publicidade

Uma das piores situações é na região do Vale do Paranhana, formada pelas cidades próximas ao rio Paranhana, afluente do rio dos Sinos, que abrange áreas dos municípios de Igrejinha, Parobé, Riozinho, Rolante, Taquara e Três Coroas. O aumento do nível do rio Caí, no Vale do Caí, causou uma cheia recorde na cidade na quinta-feira, mas o nível caiu cerca de 2 m e chegou a 8,5 m nesta segunda-feira, segundo balanço da Defesa Civil desta manhã.