Mais lidas
Gastronomia

Saiba como degustar um bom vinho e se tornar um verdadeiro enófilo

.

Iniciantes devem começar com os vinhos demi-sec. (FOTO - Alex_ugalek/Thinkstock)
Iniciantes devem começar com os vinhos demi-sec. (FOTO - Alex_ugalek/Thinkstock)

Enófilo é o apreciador do vinho e suas peculiaridades. Busca o conhecimento do vinho e de todo o mundo que o envolve. Para se apresentar como um verdadeiro entendedor de vinhos é importante saber primeiramente como degustar. Veja algumas dicas de como se tornar mais íntimo da bebida. 

1 – Comece a beber – Para aprender a degustar qualquer coisa, precisamos ter experiências. E elas só ocorrem quando nos aventuramos e provamos. O dia em que você encontrar a bebida da sua preferência, ela será capturada.

2 –
Escolha a bebida certa – Os iniciantes devem começar com vinhos ou espumantes demi-sec, ou seja, aqueles adocicados ou meio-doces. Como são mais palatáveis, agradáveis na boca, são os ideais para começar. 

3 – Submeta-se a novos sabores – Com o tempo o seu paladar vai evoluindo e você já pode se arriscar a um vinho branco seco, um espumante brut e um vinho tinto jovem e frutado. 

4 – Busque as uvas da sua preferência – Dependendo da uva, o sabor e o aroma de um vinho podem mudar radicalmente. Para quem está começando a beber, o ideal é que o vinho seja a base de uvas mais leves, aromáticas e com pouca complexidade. Para os espumantes, prefira os feitos com a uva moscatel, que são doces e muito frutados. Bebidas elaboradas pelo método Asti, que é uma maneira de fabricar espumantes com fermentação em garrafa, também costumam ser adocicadas e muito suaves. Se for aventurar-se num brut, prefira bebidas jovens para acompanhar algum petisco. Você também pode experimentar os vinhos licorosos, como o Vinho do Porto ou aqueles elaborados com uvas de colheita tardia. Para os brancos, escolha os jovens e sem passagem em carvalho, de preferência feitos com uvas como gewürztraminer, riesling ou sauvignon blanc. Tintos secos mais leves, como os pinot noir, gammay e merlot, também podem agradar aos paladares iniciantes.

5 – Beba moderadamente – Nunca ultrapasse o seu limite. Se você beber demais, pode ficar enjoado e até passar mal. Além da ressaca, vai desenvolver uma antipatia inconsciente pelo vinho, o que será muito ruim para o seu aprendizado, pois a cada tentativa seu cérebro vai relembrá-la daquela experiência desastrosa.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber