Gastronomia

STROGONOFF DE BACALHAU

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia STROGONOFF DE BACALHAU
STROGONOFF DE BACALHAU

Para quem não sabe, o strogonoff é uma prato típico da Rússia que ficou conhecido no mundo inteiro. Existem inúmeras versões da receita, mas com peixe muita gente ainda não experimentou. Aproveite o ano novo e prepare esta receita deliciosa. 

continua após publicidade

Ingredientes
1 kg de champignon cortado em lascas

1 lata de creme de leite

continua após publicidade

600 g de bacalhau

2 dentes de alho picados

3 colheres (sopa) de azeite

continua após publicidade

2 kg de tomates sem pele

1 kg de cebola picada

sal e pimenta-do-reino a gosto

continua após publicidade

1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo
O primeiro passo para qualquer receita que utilize bacalhau é deixá-lo de molho de um dia para o outro em água, para dessalgá-lo. No dia seguinte, ferva e desfie o bacalhau. Reserve.

continua após publicidade

Aqueça o azeite em uma panela grande. Acrescente a cebola e cozinhe até que ela fique translúcida. Em seguida, adicione o alho e os tomates picados. Refogue em fogo baixo até que os tomates tenham se desfeito e o alho esteja bem dourado.

Acrescente o conhaque e os temperos a gosto (sal, pimenta-do-reino, orégano) e refogue por mais alguns instantes. Depois coloque o bacalhau desfiado e dessalgado junto com o champignon e cozinhe por cerca de 10 minutos.

Desligue o fogo e acrescente o creme de leite e o queijo parmesão ralado, misturando bem. Se necessário, corrija o sal.

Como todo bom strogonoff, os melhores acompanhamentos sempre serão arroz branco e batata palha. Mas, claro, você pode inovar: use a imaginação na hora de preparar as batatas! Elas podem ser fritas, cozidas, coradas. O arroz também pode ser adaptado, como integral, com brocólis ou até à grega.