Gastronomia

Aprenda a fazer tomate seco

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Aprenda a fazer tomate seco
Aprenda a fazer tomate seco

O tomate seco realmente dá trabalho e é bem demorado de fazer, mas o resultado é excelente e vale muito a pena. Pode ser servido como aperitivo ou patê junto com torradas, ou usado como ingrediente em outras receitas. 

continua após publicidade

Ingredientes
1 kg de tomates italianos
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
1 xícara de azeite extravirgem
1 dente de alho picado
orégano seco a gosto

Modo de preparo
Corte os tomates ao meio no sentido do comprimento e retire as sementes. Misture o açúcar com o sal. Polvilhe 1 colher de sopa da mistura nos tomates e deixe descansar por 30 minutos.
Retire o liquido que criou e leve os tomates ao forno a 150 ºC por 30 minutos. Retire do forno. Retire o todo o liquido que criou e vire os tomates. Polvilhe mais um pouco da mistura de açúcar e sal e volte ao forno por mais 1 hora.
A cada 30 minutos retire o liquido que criar, vire os tomates, polvilhe mais da mistura e volte ao forno. Repita o processo até que os tomates fiquem secos. Deve demorar de 3 a 4 horas dependendo do forno. Quando estiverem secos, reserve.
Em uma frigideira frite o alho em um pouco de azeite. Em um refratário, coloque os tomates, misture o orégano, o restante do azeite e o alho frito. Deixe em geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.