Bolinho de bacalhau com patê de azeitona preta - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Gastronomia

Foto: Stela Handa | Produção: Stela Handa/Elen Rodrigues
Foto por
Escrito por redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Esta receita de bolinho de bacalhau acompanhada com um patê de azeitonas pretas é uma boa sugestão para quem vai aproveitar o feriado em casa. O aperitivo fica ótimo com cerveja, experimente!

Ingredientes
1 colher (sopa) de azeite
½ colher (sopa) de alho
2 colheres (sopa) de cebola picadinha
2 batatas médias cozidas, descascadas e amassadas (+/- 280 g)
1 ovo batido
200 g de bacalhau cozido e desfiado (1 xícara de chá)
¼ xícara (chá) de farinha de rosca (30 g)
1 colher (sopa) de azeite
salsinha picadinha, pimenta-do-reino moída e sal a gosto

Preparo
Numa panela com 1 colher (sopa) de azeite refogue ½ colher (sopa) de alho, 2 colheres (sopa) de cebola picadinha até dourar.
Transfira o refogado para numa tigela, adicione 2 batatas médias cozidas e amassadas, 1 ovo batido, 200 g de bacalhau cozido e desfiado, ¼ xícara (chá) de farinha de rosca, 1 colher (sopa) de azeite, salsa picadinha, pimenta-do-reino moída, sal a gosto e misture bem até formar uma massa homogênea.
Pegue pequenas porções de massa, faça bolinhas e frite em óleo quente até dourar. Retire e escorra em papel absorvente. Sirva em seguida.

Patê de azeitona
1 xícara (chá) de azeitona preta em rodelas
2 colheres (sopa) de maionese
1 xícara (chá) de ricota amassada
1 caixa de creme de leite (200g)
Sal a gosto

Preparo
Para o patê, bata os ingredientes em um processador e reserve. Em uma panela, em fogo médio, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Junte o bacalhau e refogue por 3 minutos. Transfira para uma tigela e deixe esfriar. Adicione o cheiro-verde, o ovo, a batata e tempere com sal e pimenta. Acrescente a farinha de trigo, aos poucos, até dar ponto de modelar os bolinhos. Se necessário, adicione mais farinha. Modele os bolinhos, passe pela farinha de rosca e frite, aos poucos, em óleo quente, em imersão, até dourarem. Escorra em papel absorvente e sirva com o patê reservado.



Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Bolinho de bacalhau com patê de azeitona preta"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Todos os candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.

Mais Notícias