Mais lidas

    Gastronomia

    Gastronomia

    Barreado: prato típico da região litorânea do Paraná

    Barreado: prato típico da região litorânea do Paraná
    Foto por Reprodução
    Escrito por redação
    Publicado em 31.10.2017, 16:15:00 Editado em 01.11.2017, 08:13:40
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    O prato consiste em uma carne cozida, servida com arroz e farinha de mandioca. O segredo na preparação é o tempo de cozimento na panela de barro. 

    Ingredientes:
    • 2 kg de carne de segunda;
    • 100g de bacon;
    • 2 cebolas;
    • 5 dentes de alho;
    • louro;
    • cominho;
    • sal a gosto;
    • cheiro verde
    • panela de barro.

    Modo de preparo:
    Para começar, forre o fundo da panela com bacon para evitar que a carne pegue no fundo da panela durante o cozimento. Afinal, serão muitas horas no fogo e grande parte delas com a panela tampada e vedada pelo “barro” que teremos de fazer com farinha e água. Em camadas, coloque um pouco de carne cortada em cubos, em seguida a cebola, o alho e o sal. Depois, coloque novamente o bacon, a carne, a cebola, o alho e o sal. Faça no mínimo três camadas de cada. Cubra todo o conteúdo com água.
    Feito isso, é hora de barrear a panela. Coloque a farinha em um pote com água, o bastante para formar uma massinha que, moldada com as mãos, permita a vedação da panela (veja no vídeo acima). Com a massinha, feche a panela completamente.

    No fogo alto a panela ficará por uma hora. Se surgir um furo (por onde vazará água quente), faça mais massa para tampá-lo. Depois de uma hora, mais duas horas de fogo médio. Abra a panela e vá regando com mais água. Leve ao fogo médio novamente novamente por mais 5 horas. Cuidado ao retirar do fogo.

    Depois de pronto, acrescente um pouco de cominho e louro. Em seguida, acrescente o cheiro verde. Essa receita rende para 15 pessoas.
    Observação: Caso não tenha a panela de barro, cubra todo o conteúdo com água. Feche a panela e coloque para cozinhar por no mínimo três horas
    Para servir:

    Para servir, deve-se colocar duas colheres da farinha para duas conchas de barreado fervendo em um prato fundo. É importante que a carne esteja muito quente para que ajude a cozinhar um pouco da farinha no momento da mistura. Como acompanhamento, a sugestão é uma banana. 

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Gastronomia

    Deixe seu comentário sobre: "Barreado: prato típico da região litorânea do Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.