MAIS LIDAS
VER TODOS

Gastronomia

Fondue e vinho: combinação perfeita!

O fondue é um prato que combina muito com esse clima chuvoso de temperaturas mais baixas. O prato é perfeito para ser apreciado com pão, torradas ou mini-batatinhas cozidas com a casca e um bom vinho. FONDUE DE QUEIJOIngredientes1 dente de alho 1/2 xícara

Da Redação

·
Fondue e vinho: combinação perfeita!
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.10.2017, 17:05:00 Editado em 30.10.2017, 17:12:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O fondue é um prato que combina muito com esse clima chuvoso de temperaturas mais baixas. O prato é perfeito para ser apreciado com pão, torradas ou mini-batatinhas cozidas com a casca e um bom vinho. 

continua após publicidade

FONDUE DE QUEIJO
Ingredientes

1 dente de alho
1/2 xícara de vinho branco seco
1 colher (chá) de limão (só a casca) ralada
3 xícaras de queijo gruyère
2 xícaras de queijo emmental (ou suíço) ralado
1 1/2 colher (sopa) de amido de milho
1 1/2 colher (sopa) de kirsch (ou quirche) (destilado de cereja)
2 baguete cortadas em cubos de 2 cm

continua após publicidade

Modo de preparo
Esfregue o alho no fundo e nos lados da panela para fondue e descarte-o. Coloque o vinho, a casca de limão e os queijos na panela e cozinhe em fogo alto, mexendo sempre, até os queijos começarem a se derreter. Reduza o fogo para baixo e cozinhe, mexendo, por 15 minutos ou até os queijos se derreterem completamente. Acrescente a maisena e o kirsch e cozinhe, sem parar de mexer, até obter uma mistura homogênea e levemente espessa (aproximadamente 7 minutos). Acenda o réchaud e coloque a panela para fondue sobre ele. Parar servir, espete um cubo de pão no com o garfo próprio e mergulhe-o na mistura de queijo, envolvendo-o bem.

Vinhos
Os vinhos brancos são os que mais combinam com o fondue de queijo. Principalmente aqueles elaborados com a uva Chardonnay. Originária da região francesa da Borgonha, é considerada a rainha das brancas. Uma boa pedida são os chilenos, sobretudo os de Apalta. Porém, se você é fã de tintos, escolha exemplares mais leves, de corpo médio, como Merlot, Malbec e Camernére. Espumante também casa bem, afinal, ele é bastante versátil. Evite brancos aromáticos, como Salvignon Blanc e Gerwuzstraminer.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Gastronomia

    Deixe seu comentário sobre: "Fondue e vinho: combinação perfeita!"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!